Menino de 7 anos salva colega com manobra que aprendeu na série ‘The Good Doctor’

menino salva colega
David Diaz Jr. recebeu o Prêmio de Comenda do Senado do Estado de Nova York por salvar um colega de classe engasgado (Reprodução/Senador Fred Akshar)

Um menino de 7 anos salvou um colega de classe engasgado com a manobra de Heimlich, uma técnica que ele aprendeu com a série televisiva “The Good Doctor”. No mês passado, David Diaz Jr., aluno da segunda série da Woodrow Wilson Elementary School em Binghamton, Nova York, virou herói pela coragem ao ajudar o amigo DeAndre, que começou a engasgar durante o almoço. As informações são do jornal Today.

Durante a emergência em maio, David saiu rápido do lugar em que se senta na sala para realizar a manobra de Heimlich, com uma série de golpes nas costas e compressões abdominais alternadas que podem soltar alimentos ou objetos presos nas vias aéreas de uma pessoa. “Eu fiz isso porque a gente tem sempre que ajudar todo mundo do jeito que pode”, disse David à imprensa local.

Quando perguntaram a David onde ele aprendeu a manobra de Heimlich, ele respondeu: “‘The Good Doctor’. É uma série sobre um garoto que sabe muito sobre corpos. Quando ele cresce, ele se torna um médico”, conta criança. David disse que ficou surpreso com sua própria bravura. “Eu não sabia o que fazer, então apenas fiz”, explicou. Seu pai, David Diaz Sr., comentou que está “muito orgulhoso” do filho.

Prêmio pelo heroísmo

O heroísmo de David também chamou a atenção do senador do estado de Nova York Fred Akshar. Em 13 de junho, Akshar deu a David o Prêmio de Comenda do Senado do Estado de Nova York, reservado para pessoas que fazem contribuições excepcionais em seus bairros.

“Quando o aluno da segunda série David Diaz percebeu que seu amigo DeAndre estava engasgado durante a hora do almoço, David agiu sem hesitação, pulou e executou a manobra de Heimlich para salvar a vida de DeAndre”, disse o senador Akshar ao jornal.

“Estamos orgulhosos de presentear David com um Prêmio de Comenda do Senado do Estado de Nova York por exemplificar o que significa ser um herói em sua comunidade”.

Apesar do sucesso na realização da manobra e de gostar da profissão, David disse que não pretende seguir uma carreira na medicina. “Eu provavelmente quero ser, tipo, um jogador de basquete”, completou a criança.

Como ajudar?

Engasgar é uma coisa muito comum, principalmente quando se é criança. Existem certas manobras que são importantes de se saber e podem salvar vidas nos momentos de desespero. Os procedimentos de emergência devem ser aplicados caso as vítimas enfrentem dificuldades para respirar devido ao engasgo.

No caso das crianças maiores de um ano, pode ser aplicada a manobra de Heimlich, que consiste em compressões abaixo das costelas, com sentido para cima, abraçando a criança por trás. Deve-se fazer o movimento até que o objeto seja deslocado das vias aéreas para a boca e expelido.

Já para os bebês com menos de um ano, a manobra de desengasgo consiste em 5 percussões com a mão na região das costas. Enquanto a vítima está de cabeça virada para baixo, quem está resgatando realiza outras 5 compressões na frente, até que o objeto seja expelido ou a criança torne-se responsiva e reaja.

Caso seja possível visualizar o objeto ou alimento na boca, retire-o com cuidado. Mas não tente ir às cegas com o dedo na boca, pois isso pode provocar lesões na região ou empurrar o corpo estranho para regiões mais baixas, piorando o quadro de obstrução.

Corpo de Bombeiros do Acre/Divulgação
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!