Menino de 12 anos cria peça que diminui dor causada por máscaras e doa para médicos e enfermeiros

menino cria protetor auricular mascaras
Dispositivo já foi doado para médicos do Canadá, dos Estados Unidos e da Europa (Reprodução/Facebook/Heather Roney)

No dia-a-dia do combate ao coronavírus, tornou-se comum ver relatos de profissionais da saúde sobre as consequências e as dificuldades de trabalhar por horas a fio com equipamentos de proteção que machucam e deixam marcas. Para ajudar a diminuir os problemas, um menino de 12 anos resolveu fabricar protetores de orelha para máscaras e doar para médicos e enfermeiros de sua cidade.

Quinn Callander mora no Canadá, e decidiu usar a impressora 3D da família para fazer pequenos dispositivos que ajudam a aliviar a pressão dos elásticos das máscaras de proteção, conforme contou sua mãe Heather Roney em um post no Facebook. “Quinn atendeu a um pedido de ajuda dos hospitais locais criando protetores auriculares”, escreveu.

Os dispositivos funcionam de forma muito simples: ficam na parte de trás da cabeça e têm pequenos dentes que servem para segurar o elástico das máscaras, o que alivia a pressão na parte de trás das orelhas e permite que os médicos e enfermeiros trabalhem com mais conforto.

Ao The Globe and Mail Canada, Quinn contou que a ideia surgiu depois de ver uma publicação no Facebook de uma enfermeira da cidade pedindo que alguém desenvolvesse uma forma de aliviar a pressão das máscaras nas orelhas. Ele procurou protótipos na internet, usou a impressora que a família já tinha e testou com um enfermeiro amigo da família, até conseguir chegar a um design eficiente e adequado.

“Ouvimos relatos positivos de como era diferente trabalhar confortavelmente durante 12 horas e sem sentir dores constantes’”, contou a mãe. O dispositivo também ajuda aqueles que não conseguiam usar máscaras por terem nascido com deformações nas orelhas ou passado por cirurgias de amputação.

Quinn já doou dezenas de protetores para os hospitais locais e chegou a enviar por correio para profissionais dos Estados Unidos, do Reino Unido e de Singapura.

Após viralizar nas redes sociais pela boa ação, Quinn disponibilizou o molde do dispositivo na internet para quem quiser reproduzir.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!