Mulher é barrada ao tentar entrar nos EUA com fezes de girafa para ‘fazer um colar’

cbp
Passageira declarou o matérial ao chegar no país e foi barrada (U.S. CBP/Divulgação)

Uma mulher chegando do Quênia foi barrada ao tentar entrar nos Estados Unidos com uma caixa contendo fezes de girafa. O material seria usado “para fazer um colar”, segundo ela.

O Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP) divulgou as informações nessa quinta-feira. A passageira declarou o material ao desembarcar no Aeroporto de Minneapólis e contou que já havia usado fezes de alce em sua casa em Iowa para o mesmo propósito.

“Há um perigo real em trazer matéria fecal para os EUA”, disse LaFonda D. Sutton-Burke, diretora do CBP. “Se essa pessoa tivesse entrado nos EUA e não tivesse declarado esses itens, há uma grande possibilidade de uma pessoa ter contraído uma doença causada por essas joias e desenvolvido sérios problemas de saúde.”

Especialistas em agricultura apreenderam a caixa e os excrementos foram destruídos por esterilização a vapor, de acordo com o protocolo de destruição do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Todas as fezes de animais ruminantes exigem uma Licença de Serviços Veterinários para entrada nos Estados Unidos. O Quênia é afetado pela Peste Suína Africana, Peste Suína Clássica, Doença de Newcastle, Febre Aftosa e Doença Vesiculosa Suína.

Edição: Roberth Costa
Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!