Mulher tem corpo queimado ao usar álcool em gel antes de acender vela

kate wise queimadura alcool gel vela
Família criou vaquinha para ajudar a pagar a internação (Reprodução/@DavidGonzKHOU/Twitter)

Uma mulher ficou gravemente ferida após higienizar as mãos com álcool em gel e, na sequência, tentar acender uma vela. As chamas se espalharam pelo corpo da vítima, que precisou ser internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital do Texas, nos Estados Unidos. As filhas dela presenciaram a explosão e pediram ajuda dos vizinhos. As informações são do New York Post.

A vítima, Kate Wise, contou a uma emissora de TV que a explosão aconteceu de forma muito rápida e que, “em questão de segundos”, se viu com o corpo pegando fogo. “Todo o meu corpo foi consumido pelas chamas”, disse. O Corpo de Bombeiros ainda investiga o caso, mas a mulher não tem dúvida: o que provocou a explosão foi o fato de ter passado álcool em gel antes de acender uma vela.

Mesmo sendo consumida pelas chamas, a vítima ainda conseguiu tirar as roupas, e tirar da residência os animais domésticos e uma filha deficiente. As outras duas filhas foram até os vizinhos pedir auxílio. Kate foi levada ao hospital, onde foi diagnosticada com queimaduras de segundo e terceiro grau (veja o significado abaixo). Até a última quinta-feira (3), ela permanecia internada em um leito de terapia intensiva.

Imagens mostram que a vítima foi atingida em várias partes do corpo, como pernas e rosto. Uma vaquinha online foi criada para arrecadar dinheiro com o objetivo de pagar a internação, já que nos Estados Unidos não há sistema público de saúde. A família de Kate colocou a meta de 100 mil dólares, o equivalente a cerca de R$ 500 mil.

ATENÇÃO! As imagens podem ser consideradas perturbadoras para algumas pessoas:

Tipos de queimaduras:

As queimaduras podem ser classificadas de acordo com o tipo de lesão causada.

Queimadura de Primeiro Grau: A lesão atinge apenas a camada mais superficial da pele (epiderme), apresentando vermelhidão local, ardência, inchaço, calor local e dor. Pode ocorrer em pessoas que se expõem ao sol por tempo prolongado e sem proteção. Quando atinge grande parte do corpo é considerada grave.

Queimadura de Segundo Grau: A lesão atinge as camadas mais profundas da pele (derme). Há presença de bolhas, inchaço e a dor é intensa. Como ocorre perda da camada superficial da pele, que protege contra a perda excessiva de água, pode ocorrer também, perda de água e de sais minerais e provocar um quadro de desidratação grave. Esse tipo de queimadura pode ser causada pela exposição a vapores, líquidos e sólidos escaldantes.

Queimaduras de Terceiro Grau: Nesse tipo de queimadura, ocorre lesão de toda a pele, atingindo os tecidos mais profundos, como os músculos. Curiosamente, esse tipo pode não ser doloroso, já que as terminações nervosas que geram a dor são destruídas junto com a pele. A cicatrização geralmente é desorganizada. Normalmente requer a realização de cirurgias, com enxerto de pele retirada de outras regiões do corpo.

Procedimentos em casos de queimadura:

Se a queimadura for causada por líquido superaquecido (água quente, alimentos quentes):

  • Esfrie imediatamente a área queimada com água gelada (de preferência) ou água corrente com a finalidade de neutralizar a ação do calor*
  • Isole ou proteja a área queimada com um pano limpo
  • Não alimente a vítima
  • Encaminhe imediatamente a vítima para o hospital

Se a queimadura for causada por substância inflamável (álcool, gasolina, thinner):

  • Apague a chama com um pano limpo úmido (de preferência)
  • Esfrie a lesão com água gelada ou corrente
  • Proteja a área queimada com um pano limpo
  • Não alimente a vítima

O que NÃO fazer em caso de queimadura:

  • Nunca aplique produto caseiro como sal, açúcar, pó de café, pasta de dente, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha ou qualquer outro, pois eles podem complicar a queimadura e dificultar um diagnóstico mais preciso.
  • As soluções caseiras para diminuir a dor e a ardência das queimaduras podem piorar e até causar infecção no local atingido
  • Não tente tratar a vítima sem ter o conhecimento médico-científico necessário para a cura da lesão
  • Não aplique gelo diretamente sobre o local, pois isso pode piorar a queimadura
  • Se houver roupa grudada na região da queimadura, não remova. Apenas corte a mesma ao redor da lesão
  • Nunca fure as bolhas
  • Não demore em pedir auxílio especializado, em caso de dúvida, sempre procure o hospital. Quando mais tardio for o início do tratamento, pior. Queimaduras na face, genitália, mãos e pés são sempre consideradas graves, devendo ser procurado atendimento hospitalar imediatamente
  • Evite também pomadas ou remédios naturais, assim como qualquer medicação que não for prescrita por médicos
  • Em caso de ingestão de produtos cáusticos ou queimaduras em boca e olhos, lavar o local com bastante água corrente e procurar atendimento médico imediato
  • Não toque a área afetada
  • Não respirar a fumaça em caso de incêndios. Lembre-se que a inalação de fumaça pode causar queimaduras nos pulmões e brônquios, mesmo que não haja queimadura externa visível. Caso o ambiente esteja com muita fumaça, pode-se diminuir a inalação com um pano molhado próximo do nariz e boca e se locomovendo de agachado, com o nariz bem próximo ao chão, onde a concentração de fumaça é menor
  • Não tente retirar pedaços de roupa grudados na pele. Se necessário, recorte em volta da roupa que está aderida à pele queimada
  • Não coloque algodão sobre a ferida

Com Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!