Blogueiro militar russo ‘ganha’ bomba em caixa de presente e morre após explosão; mulher é detida

blogueiro militar russo
Vladlen Tatarsky participava de debate em cafeteria quando ocorreu a explosão (Reprodução/Redes sociais)

O blogueiro militar russo conhecido como Vladlen Tatarsky morreu nesse domingo (2), após receber uma caixa de presente com uma bomba dentro, segundo reportam agências locais. O homem participava de um debate em uma cafeteria de São Petersburgo quando recebeu de presente uma estatueta, que acabou explodindo.

Pouco depois da explosão, que deixou ainda dezenas de feridos, a polícia russa anunciou ter prendido a principal suspeita do ataque, Darya Trepova. As informações são da Reuters.

O caso é investigado pelas autoridades russas como um assassinato premeditado. Tatarsky, cujo nome de nascimento é Maxim Fomin, estava no café às margens do rio Neva quando recebeu uma espécie de busto como presente, segundo relatos da mídia e de blogueiros locais.

Além dele, outras 30 pessoas ficaram feridas, conforme anunciou o Ministério de Saúde da Rússia. Ao longo das investigações, o caso deve ser tratado

Origem da bomba

A hipótese de a bomba ter sido entregue no formato de presente a Vladlen Tatarsky é a principal possibilidade analisada pelas autoridades. No entanto, a investigação ainda não descarta a possibilidade de a bomba ter sido colocada no café antes do encontro do grupo.

Até o momento, ninguém reivindicou publicamente a autoria do atentado, mas blogueiros colegas de Tatarsky atribuem o ataque à Ucrânia. Presa por suspeita de envolvimento na explosão, Darya Trepova já tinha histórico de prisão por participar de manifestações contra a guerra.

Vladlen Tatarsky tinha cerca de 560 mil seguidores no Telegram. O militar já trabalhou em minas de carvão e chegou a pegar pena de prisão perpétua por assalto a banco, mas fugiu da prisão em 2014, durante uma rebelião. Depois disso, começou nas redes sociais e se juntou a grupos de rebeldes separatistas.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!