Nasa divulga imagens de cratera provocada por meteorito em Marte

Cratera provocada por meteorito em Marte
Meteorito é um dos maiores que já passaram por Marte desde que a Nasa começou a explorar o espaço (NASA/JPL-Caltech/University of Arizona)

A Nasa, agência espacial norte-americana, divulgou imagens registradas por uma sonda de Marte após um meteorito atingir o planeta. A missão InSight detectou um tremor de magnitude 4 no dia 24 de dezembro de 2021, mas só agora os cientistas descobriram o motivo.

De acordo com os pesquisadores, o meteorito é um dos maiores que já passaram por Marte desde que a Nasa começou a explorar o espaço. O objeto provocou a projeção de blocos de gelo na superfície, além de uma formar uma grande cratera no planeta.

Cientistas determinaram que o tremor resultou do impacto de um meteorito ao examinar imagens de “antes e depois” obtidas pela sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) e observar a nova cratera. Os resultados foram divulgados em um estudo publicado nessa quinta-feira (27) na revista científica Science.

Registros inéditos

A análise da Nasa estima que o meteorito devia ter 5 a 12 metros, pequeno o suficiente para ter se desintegrado na atmosfera terrestre, mas não em Marte. O impacto criou uma cratera de cerca de 150 metros de comprimento e 21 metros de profundidade.

Tamanho de cratera
Sonda sentiu o impacto do meteorito na superfície (NASA/JPL-Caltech/University of Arizona)

A agência afirma acreditar que esta é uma das maiores crateras cuja formação já foi vista em qualquer lugar no sistema solar. Ainda segundo a Nasa, existem muitas crateras em Marte, mas elas datam de muito antes das missões no país.

“Não há precedentes de uma descoberta de um impacto recente deste tamanho. É um momento emocionante na história geológica, e nós pudemos testemunhá-lo”, disse a pesquisadora Ingrid Daubar, da Brown University, que lidera o grupo de estudos de impactos científicos da missão InSight.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!