‘Nuvem de poeira Godzilla’ vem do Saara e já atinge a América

nuvem de poeira godzilla
A nuvem já atingiu o Caribe e é a mais densa em 50 anos (CIRA/Reprodução + Twitter/Reprodução)

A nuvem de gafanhotos que vem da Argentina e se aproxima do Brasil não é a única a aterrorizar países latino-americanos: uma “nuvem de poeira Godzilla”, como foi apelidada por cientistas, também se aproxima da região, cobrindo o Oceano Atlântico, e já alcançou o Caribe.

Imagens de satélite registram a grande massa de ar seco com poeira que vem do deserto do Saara. Autoridades afirmam que o fenômeno ocorre todo ano, mas, em 2020, parece ter se intensificado. Segundo a BBC, a nuvem atual tem uma concentração mais alta de partículas de poeira em comparação com os últimos 50 anos.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) prevê que a nuvem continuará se movendo pelo Mar do Caribe, alcançando áreas do norte da América do Sul, a costa dos Estados Unidos e várias regiões da América Central nos próximos dias.

Rastreamento

O especialista Mark Sudduth, que monitora atividades meteorológicas e trabalha com rastreamento de terremotos, publicou uma imagem no Twitter que ilustra a capacidade da “nuvem Godzilla” de ocupar um ambiente e torná-lo opaco através da poeira.

O Instituto Cooperativo de Pesquisa na Atmosfera (Cira) também publicou, na terça-feira (23), uma imagem de satélite que mostra a movimentação da nuvem de poeira na atmosfera. O instituto também disponibiliza imagens em tempo real que acompanham o fenômeno.

A poeira e o ar seco podem ser prejudiciais à saúde e autoridades sanitárias de alguns países impactados pela nuvem recomendam o uso de máscaras por conta da alta quantidade de partículas no ar.

Ainda segundo a BBC, o departamento de Saúde de Porto Rico alertou que pessoas com asma, problemas respiratórios e alergias, e aqueles que têm ou tiveram Covid-19 devem tomar ainda mais cuidado.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!