O que é Hamas? Conheça as origens e conflitos com Israel

israel hamas
Quase 1000 pessoas morreram após ataques em Israel (Reprodução/Redes sociais)

O primeiro avião com brasileiros que estavam em Israel deixou o país na tarde de hoje (10) após o início da guerra com o grupo Hamas. Dois brasileiros tiveram suas mortes confirmadas e uma terceira segue desaparecida. Apesar do conflito ser assunto em todo o mundo, muita gente não sabe as origens e ideologias do grupo.

O que é o grupo Hamas?

O Grupo Hamas é uma organização político-militar palestina que tem desempenhado um papel significativo nos conflitos em curso entre Israel e Gaza. Sua história, motivações e estratégias têm sido objeto de intenso debate internacional.

Origens do Hamas

O Hamas, cujo nome é uma sigla que significa “Movimento de Resistência Islâmica” em árabe, foi fundado em 1987, durante a Primeira Intifada, um levante palestino contra a ocupação israelense na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. Sua fundação está ligada a grupos islâmicos palestinos, e o Hamas rapidamente emergiu como uma força política e militar na região.

O grupo se baseia em uma ideologia islâmica e tem como objetivo principal a resistência à ocupação israelense e a luta pela autodeterminação do povo palestino. Em seu manifesto, o grupo expressa sua oposição à existência de Israel e busca a criação de um estado islâmico na Palestina historicamente conhecida como Mandato Britânico da Palestina.

Conflitos entre o Hamas e Israel

Os confrontos entre o Hamas e Israel têm sido constantes na região. A hostilidade é frequentemente desencadeada por ataques de foguetes do Hamas contra Israel e as operações militares israelenses em resposta. Esses conflitos levaram a ciclos repetidos de violência, resultando em baixas de ambos os lados e causando devastação em Gaza.

Atualmente, o Hamas governa a Faixa de Gaza e mantém o controle de suas instituições de segurança e governo. Isso torna o grupo um ator político influente na região, embora continue sendo designado como uma organização terrorista por vários países, incluindo Israel, Estados Unidos e União Europeia.

O Grupo Hamas é uma peça complexa do quebra-cabeça no conflito entre Israel e os palestinos. Suas origens, objetivos e atividades desempenharam um papel importante na escalada de tensões e na eclosão de conflitos na região. Entender o Hamas é fundamental para compreender a dinâmica do conflito em andamento e os esforços para alcançar uma solução duradoura para a questão Israel-Palestina.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!