Orcas invadem veleiro e barco afunda com quatro tripulantes

barco afunda portugal
Barco afunda em Portugal depois de ataque de orcas (Reprodução/Portugal Residente)

Um veleiro com quatro tripulantes a bordo afundou após um ataque de orcas, que durou 45 minutos. O caso foi em Portugal, a cerca de 25 quilômetros da costa de Viana de Castelo.

Os vídeos compartilhados pelas vítimas mostram as orcas rondando o barco, antes que ele começasse a afundar.

Os quatro tripulantes foram resgatados por outro veleiro que estava próximo. O pedido de socorro foi atendido antes da chegada da equipe de resgate.

Augustin Drion, francês de 29 anos, sobrevivente do ataque, relata que percebeu a situação quando começou a ouvir um barulho na parte traseira da embarcação. Ele detalhou o momento ao jornal português Resident.

“Todo o barco começou a tremer”, informa. Ao tentarem ver o que estava acontecendo, os quatro ocupantes do veleiro perceberam que estavam rodeados por 5 a 6 orcas. “Elas apareceram do nada e tentaram sacudir o barco”, afirma.

Experientes no mar, eles se sentiram “preparados”. O grupo contou que tinha lido sobre esses ataques em águas portuguesas. Eles passaram por exercícios sobre o que fazer em qualquer tipo de emergência e conheciam o protocolo. “É basicamente não fazer nada. Desligar tudo: rádio, telefones celulares e esperar. Sem gritos e gestos de raiva”.

“Acreditávamos que eles iriam jogar pouca água e talvez o barco não fosse tão danificado. Por isso, não pedimos ajuda por rádio no início. Talvez não fosse nada de mais”, disse Augustin ao jornal. 

Devido às mordidas das orcas, o barco rachou. “Fui para os fundos e vi esse grande buraco, já com água entrando. Foi aí que percebi que talvez não íamos ficar bem”, afirmou. “Estou bastante orgulhoso da forma como reagimos”, diz Augustin. 

Água no barco

Com a água entrando no barco bem rápido, os tripulantes conseguiram contato com um veleiro sueco a menos de uma hora de distância que atendeu ao pedido de socorro.

De acordo com Augustin, tudo estava acontecendo muito rápido. As orcas pegaram o leme, se soltaram e foram embora. “Elas simplesmente saíram com ele.”, disse.

Com o barco afundando, a tripulação pegou o bote salva-vidas e foi para o topo do barco.

O barco sueco chegou para fazer o resgate dos jovens enquanto o veleiro afundava cada vez mais. Ao fim do resgate feito pelos suecos, a equipe de salvamento marítimo chegou. Momento em que o veleiro terminou de afundar. Apesar do susto, não houve morte ou pessoas feridas.

Edição: Pedro Rocha Franco
Mateus Felipe[email protected]

Graduando em Jornalismo pelo Centro Universitário Internacional UNINTER.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!