Passageira tetraplégica fica por quase 2h em avião ao ser ‘esquecida’ por equipe de desembarque

Passageira ficou esperando a equipe que contratou
Passageira ficou esperando a equipe que contratou (Reprodução/Twitter/ Sonia Sodha)

Uma passageira tetraplégica ficou mais de uma hora e meia esperando por uma equipe para retirá-la do avião no aeroporto de Gatwick, em Londres. Victoria Brignell, 45, ficou esperando 90 minutos um funcionário aparecer para empurrar a cadeira de rodas dela. Uma postagem de uma amiga jornalista da mulher, com o relato da situação, viralizou nas redes e levou ao aeroporto a pedir desculpas pelo tratamento “inaceitável”.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, Victoria estava retornando para casa após passar um feriado em Malta, no último sábado (4). Segundo a mulher, a cadeira de rodas estava preparada para a chegada dela, porém a equipe responsável por auxiliar a descida da aeronave não apareceu. O serviço já havia sido contratado com três meses de antecedência e relembrado duas semanas antes da viagem.

“Pouco depois de pousar, a equipe da companhia aérea da British Airways veio até mim e disse que sentia muito, mas as pessoas que deveriam me ajudar a sair do avião não estariam lá por 50 minutos. O tempo passou e me disseram que seria mais meia hora além disso. No final, eu estava esperando uma hora e 35 minutos”, disse Victoria ao jornal.

Ainda segundo a passageira, duas pessoas conseguiram ajudá-la a deixar o avião. “Estou paralisada do pescoço para baixo, então não posso usar meus braços ou pernas. Para sair de um avião, preciso de duas pessoas para me levantar do assento do avião em uma cadeira de corredor, que é uma cadeira de rodas estreita especialmente projetada para me empurrar pelo corredor para fora do avião e me colocar na minha cadeira de rodas esperando do lado de fora”, explica ao Daily Mail.

‘Fiquei muito nervosa’

Amigos que viajavam com Victoria tiraram fotos e questionaram o aeroporto na redes sociais, exigindo respostas. O Gatwick ofereceu sinceras desculpas por meio do Twitter e considerou o atraso “inaceitável”.

A passageira relata também que teve uma péssima experiência com o voo e com a acessibilidade da aeronave. Victoria conta ao portal que não pode usar o banheiro durante o voo e que seus cuidadores não puderam voltar para casa na hora planejada por causa do atraso. O voo seguinte da aeronave também acabou atrasando por causa da falta de preparo do aeroporto.

“Fiquei muito nervosa em viajar de avião porque ouvi tantas histórias de horror sobre cadeiras desaparecidas, mas fui pela primeira vez pouco antes da pandemia, então esta foi a segunda vez que fui ao exterior e meu quarto vôo”, relata. Foi uma equipe da British Airways que tirou a mulher do avião, apesar de não ser a equipe contratada para o serviço.

Victoria planeja apresentar uma queixa oficial contra o aeroporto. “Sinto que em 2022 as pessoas não deveriam ficar presas em um avião por tanto tempo. Os aeroportos do Reino Unido precisam agir em conjunto e planejar sua equipe adequadamente”, afirma.

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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