Presidente de Portugal reconhece culpa por escravidão no Brasil e sugere reparação

presidente portugal
Depois de reconhecer que Portugal é responsável pela escravidão no Brasil, o presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, sugere reparação (Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, reconheceu pela primeira vez que o país português é responsável pela escravidão no Brasil. A declaração foi realizada durante uma entrevista para a imprensa internacional na noite dessa terça-feira (23).

Durante quatro séculos, mais de 12,5 milhões de africanos foram sequestrados, levados à força por navios e comerciantes europeus e vendidos como escravos.

Os que sobreviviam às longas viagens trabalhavam em plantações nas Américas, principalmente no Brasil e no Caribe, enquanto outras pessoas lucravam com o seu trabalho.

No ano passado, Rebelo disse que Portugal deveria se desculpar pela escravidão transatlântica e pelo colonialismo, mas não chegou a direcionar o pedido de desculpas para alguma unidade federativa.

Ao todo, Portugal traficou quase 6 milhões de africanos, mais do que qualquer outra nação europeia.

Rebelo de Sousa disse que Portugal “assume total responsabilidade” pelos erros do passado e que esses crimes, incluindo massacres coloniais, tiveram “custos”. “Há ações que não foram punidas e os responsáveis não foram presos? Há bens que foram saqueados e não foram devolvidos? Vamos ver como podemos reparar isso”, afirmou.

“Pedir desculpas é a parte mais fácil”, disse o presidente português.

Agora, ativistas esperam que reparações e políticas públicas para combater as desigualdades causadas pelo passado sejam aplicadas. E que isso seria essencial para o desenvolvimento da sociedade.

Com Agência Brasil

João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!