Rei Charles III é coroado em cerimônia histórica no Reino Unido; Lula esteve presente

rei charles coroado
O Rei Charles III foi coroado neste sábado, em Londres (Reprodução/@theroyalfamily/Instagram)

O Rei Charles III foi coroado na manhã deste sábado (6), em Londres, na Inglaterra. A cerimônia aconteceu na Abadia de Westminster, pontualmente às 7h (horário de Brasília). Os 2.200 convidados acompanharam tudo durante duas horas. Dentre algumas figuras importantes presentes, está o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A cerimônia é marcada por rituais milenares. O serviço na abadia teve um desfile militar, sendo o maior do país nos últimos 70 anos. Aproximadamente 4 mil pessoas, incluindo a família real britânica, marcharam em homenagem ao novo rei.

O presidente Lula e a primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, estiveram no local para prestigiar a coração. O cantor Lionel Richie e a cantora Katy Perry também fizeram questão de marcar presença.

Príncipe Harry, filho caçula do rei, também estava entre os convidados. Contudo, não teve nenhuma participação oficial no momento. Meghan Markle não acompanhou o marido.

Coroação

Charles III e a rainha Camilla entraram na Abadia de Westminster às 7h em ponto. O caminho entre o Palácio de Buckingham e a igreja durou 40 minutos. Na Carruagem de Estado do Jubileu de Diamante, o casal completou o trajeto.

Depois da Procissão do Rei e da Rainha pelas ruas da cidade londrina, teve início um novo cortejo até o altar da abadia. Por lá, líderes e representantes religiosos entraram na frente e, logo após, os primeiros-ministros ou governadores-gerais dos reinos de Charles III.

Rei e rainha iniciaram a cerimônia sentados nos Tronos do Estado. O arcebispo de Canterbury anunciou a presença do rei para os presentes. Após orações e cantos, Charles III leu um juramento e prometeu servir ao povo do Reino Unido.

No decorrer da cerimônia, vários ritos históricos para chegar ao momento da coroação. Para isso, a parte mais importante: “A Unção”, que é um momento reservado do rei, por isso um dossel escondeu Charles dos presentes e das câmeras. É um momento sagrado entre o monarca e Deus, por isso não é mostrado. O arcebispo passou um líquido nas mãos, peitos e cabeça do rei e orou.

Depois, Camilla também foi coroada. Diferente do rei, a unção dela foi na frente de todos os convidados. Foi um momento único, já que essa parte nunca havia sido televisionada. “Isso mostra como a cerimônia evoluiu e foi simplificada sem perder a magia e a majestade”, disse Palácio de Buckingham em nota.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!