Rússia divulga imagens da explosão da maior bomba de todos os tempos

explosão da bomba russa tsar
As imagens eram confidenciais e foram divulgados pela agência russa de energia atômica (Divulgação/Rosatom)

A Rússia divulgou pela primeira vez imagens antes confidenciais da explosão da maior bomba de todos os tempos. A Tsar, ou Czar, foi detonada como um teste durante a Guerra Fria e impressiona: o poder de destruição dela foi 3 mil vezes mais forte do que o da bomba atômica que os Estados Unidos lançaram sobre Hiroshima, no Japão, em 1945.

As imagens da detonação foram divulgadas pela Rosatom, a agência russa de energia atômica. O vídeo completo, um documentário de 40 minutos, mostra a preparação para a detonação, a nuvem de fumaça e o estrago causado pela bomba. A Tsar foi detonada em 30 de outubro de 1961, no litoral deserto da ilha de Severny, no Oceano Ártico, pela União Soviética.

A força explosiva da bomba foi de 50 megatons, ou o equivalente a 50 milhões de toneladas de TNT. A Tsar era uma bomba de hidrogênio RDS 220, diferente de uma bomba atômica, e atingiu uma altura de 64 quilômetros. De acordo com a BBC, na vila de Novaya Zemlya, a 55 quilômetros do epicentro da explosão, todas as casas foram destruídas.

Quando a bomba explodiu, ela criou uma bola de fogo de mais de 8 quilômetros de largura e que podia ser vista de uma distância de mil quilômetros. Ela foi testada durante a corrida armamentista disputada entre a União Soviética e os Estados Unidos na Guerra Fria. Só em 1958, os soviéticos testaram 36 bombas.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!