Trump sugere injeção de desinfetante contra a Covid-19 e várias pessoas se intoxicam em Nova York

trump sugere injeção de desinfetante
Presidente estadunidense também sugeriu luz ultravioleta direto no pulmão (@realdonaldtrump/Instagram/Reprodução)

Uma palpite absurdo do presidente dos Estados Unidos acabou gerando um problema de saúde inesperado em meio à pandemia da Covid-19. Donald Trump sugeriu que uma injeção de desinfetante poderia tratar o novo coronavírus. Como consequência, houve um aumento no número de intoxicações em Nova York em decorrência do uso do produto.

Em uma entrevista coletiva, Trump disse que percebeu como o produto era efetivo na eliminação do vírus. “Tem algum jeito de nós fazermos algo assim por injeção interna ou quase uma limpeza? Como você pode ver, chega nos pulmões, faz um tremendo estrago nos pulmões, então seria interessante checar isso”, afirmou.

Nas horas que se seguiram à entrevista de Trump, o Centro de Controle de Intoxicação de Nova York observou um aumento nas chamadas por ingestão de desinfetante. Segundo o jornal estadunidense NPR, nas 18 horas após o pronunciamento, foram 30 ocorrências na cidade por esse motivo. No mesmo período de 2019, foram registradas 13 chamadas.

Sugestão rechaçada e recuo de Trump

A ideia do mandatário dos EUA não tem nenhum embasamento científico. Médicos ouvidos pela NPR afirmam que o uso interno de desinfetante não é um tratamento plausível. A prefeitura de Nova York se pronunciou para orientar a população a não ingerir os produtos.

Na mesma entrevista coletiva, Trump também sugeriu que o coronavírus poderia ser combatido com luz solar ou ultravioleta “dentro do corpo”. “Então eu digo, suponha que você põe a luz dentro do corpo, o que se pode fazer através da pele de alguma outra maneira, acho que você disse que vão averiguar isso também”, acrescentou. Mais uma vez, o presidente não apresentou nenhum embasamento científico para a ideia.

Até mesmo nas redes sociais brasileiras, as declarações de Trump se tornaram motivo de deboche e revolta. “Aumento de chamadas de emergência por ingestão de desinfetante nos EUA depois do Trump sugerir a injeção do produto pra tratamento da Covid. Tem como se surpreender ainda com esses lixos genocidas”, escreveu uma usuária do Twitter.

Após a repercussão negativa, o presidente recuou das sugestões. Ele afirmou que eram questionamentos sarcásticos: “só para ver o que iria acontecer”.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!