A UFMG está na terceira colocação no Brasil e quarta na América Latina segundo o Webometrics Ranking of World Universities (primeira edição de 2023). A pesquisa mostra o impacto da presença das instituições na internet.
A lista é feita duas vezes por ano pelo Cybermetrics Lab, que é um grupo vinculado ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), sendo a maior instituição pública de fomento à pesquisa na Espanha.
A USP (Universidade de São Paulo) aparece em primeiro lugar dentre as brasileiras, enquanto a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) vem logo em seguida, na segunda posição.
Na lista da América Latina, a Universidad Autónoma de México ficou em segundo lugar. Na classificação mundial, a UFMG está na posição 265.
Os critérios de classificação do Ranking Web são visibilidade (impacto dos conteúdos publicados pelas instituições na web), com peso de 50%; transparência (número de citações de pesquisadores), com peso de 10%; excelência (número de artigos entre os 10% mais citados em cada uma das 27 disciplinas consideradas, em um período de cinco anos), com peso de 40%.
De acordo com os textos que descrevem a metodologia da pesquisa, o Ranking Web não classifica os sites das universidades. É um “ranking de universidades”, que utiliza indicadores tanto de métrica web como de métrica bibliográfica para avaliar as universidades.
A escala começou a ser feita em 2004 e engloba 31 mil instituições de mais de 200 países. Um dos objetivos do projeto é incentivar universidades e acadêmicos a buscar presença na internet que reflita com a máxima fidelidade suas atividades e sua produção.