Vazamento de gás e explosão deixam 12 mortos e mais de 250 intoxicados na Jordânia

Porto foi evacuado e autoridades pediram para moradores ficarem em casa
Porto foi evacuado e autoridades pediram para moradores ficarem em casa (Reprodução/Redes Sociais)

Pelo menos 12 pessoas morreram e outras 260 ficaram feridas, após uma explosão e um vazamento de gás tóxico na Jordânia, nesta segunda-feira (27). O cilindro contendo o gás venenoso despencou de um guindaste em uma embarcação que estava atracada no porto de Aqaba, cidade costeira do extremo sul do país. Vídeos da câmera de segurança mostram o momento da explosão e estão circulando nas redes sociais.

De acordo com a rede de televisão oficial Al-Mamlaka, o governo emitiu uma nota comunicando o ocorrido. “Exatamente às cinco horas da tarde de segunda-feira [11h horário de Brasília], ocorreu um vazamento de gás cloro no porto de Aqaba como resultado da queda e explosão de um tanque contendo essa substância”. A nota ainda informa que 123 pessoas foram encaminhadas para o hospital e o porto foi evacuado.

Ainda segundo o portal, o governador de Aqaba, Muhammad Al-Rafai’ah, disse que o acidente está sobre controle. O primeiro-ministro jordaniano, Bicher Al-Khasawneh, e seu ministro do Interior, Mazen Al-Faraya, foram até o local. O gás nocivo vazado afeta o sistema respiratório, pois contêm um teor de cloro muito alto.

Nuvem de gás tóxico

Nas imagens divulgadas, é possível ver o momento que o cabo de ferro que segurava o cilindro se rompe e o objeto cai sobre o navio. No momento da queda, um gás amarelo é liberado. As autoridades locais estão recomendando que os cidadãos da área fiquem em casa e mantenham as janelas fechadas por precaução. Medidas de segurança contra o gás já estão sendo tomadas.

Os feridos no acidente foram levados para dois hospitais públicos, um hospital privado e um hospital de campanha. De acordo com a rede de televisão local, o príncipe herdeiro do Centro Nacional também apresentou as suas condolências às famílias das vítimas que morreram no acidente, desejando uma rápida recuperação para os feridos.

“Primeiro Ministro Dr. Bishr Al-Khasawneh: Sua Majestade o Rei Abdullah II e Sua Alteza Real o Príncipe Al-Hussein bin Abdullah têm acompanhado os fatos do incidente de Aqaba desde o seu início, e os orientou a fazer o máximo esforço para lidar com isso”, disse o perfil do primeiro ministro da Jordânia no Twitter.

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!