VÍDEO: Ucranianos bloqueiam russos em cidade onde está a maior usina nuclear da Europa

ucranianos bloqueiam russos
Imagens mostram a formação de uma barricada para conter os avanços russos (Reprodução/Twitter)

Na cidade ucraniana de Enerhodar, a população civil tentou bloquear a entrada das tropas russas em uma estrada nessa quarta-feira (2). Imagens que circulam pelas redes sociais mostram os moradores na pista, na região do Sul do país que abriga Zaporizhzhia, a maior usina nuclear da Europa.

Após uma semana da invasão militar da Rússia, uma multidão organizou uma barricada para proteger o território ucraniano. Até mesmo caminhões participam da tentativa de bloqueio. Após assembleia nos Estados Unidos nessa quarta-feira (2), a ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou resolução que exige o fim dos ataques russos à Ucrânia.

Brasileiros deixam a Ucrânia

O Itamaraty anunciou a abertura de dois postos de atendimento para auxiliar na emissão de documentos de viagem de brasileiros que se encontram na Ucrânia. Enquanto um dos locais fica em Lviv, perto da fronteira com a Polônia, o outro fica em Chisinau, na capital da Moldávia.

O intuito da medida é “aperfeiçoar os mecanismos emergenciais de assistência aos cidadãos brasileiros que buscam deixar a Ucrânia” no cenário bélico que a nação enfrenta diante dos avanços de Vladimir Putin. Em nota emitida nessa terça-feira (1º), o órgão afirmou que “por força da deterioração da situação de segurança em Kiev, embaixadas de vários outros países têm igualmente estabelecido missões de apoio fora da capital da Ucrânia, sobretudo em Lviv”.

Mesmo após a tentativa dos ucranianos bloquearem os russos, as tropas de Putin continuam na ofensiva em várias regiões. Na capital ucraniana, Kiev, os moradores que não fugiram se preparam há vários dias para um ataque russo. De acordo com o Pentágono, neste momento o exército do Leste europeu é prejudicado pela resistência ucraniana com dificuldades no fornecimento de combustíveis e alimentos.

Com Agência Brasil

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!