Will Smith é banido do Oscar por 10 anos: ‘Aceito e respeito a decisão’

Will Smith está banido até 8 de abril de 2032
Will Smith está banido até 8 de abril de 2032 (Reprodução/Oscar)

O ator Will Smith não poderá mais participar de nenhuma cerimônia promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, organizadora do Oscar, por 10 anos. A decisão é uma consequência do tapa que o ator deu no comediante Chris Rock na noite da comemoração. O banimento até o dia 8 de abril de 2032 foi uma decisão dos diretores da instituição, durante uma reunião extraordinária para tratar do assunto.

Em nota divulgada por David Rubin, presidente da Academia, a diretoria justificou sua decisão. “A 94ª edição do Oscar deveria ser uma celebração dos muitos indivíduos em nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível no ano passado; no entanto, esses momentos foram ofuscados pelo comportamento inaceitável e prejudicial que vimos o Sr. Smith exibir no palco”, explica o texto.

“Durante a transmissão, nós não conseguimos lidar com a situação de forma adequada. Por isso, pedimos desculpas. Esta foi uma oportunidade para dar um exemplo para os nossos convidados, espectadores e para a família acadêmica ao redor do mundo, e nós não fizemos isso. Estávamos despreparados para algo que não tinha precedentes”, continuou a carta.

Além disso, o texto agradeceu Chris Rock por manter a pose após a agressão. “Queremos expressar nossa profunda gratidão ao Sr. Rock por manter a compostura em circunstâncias extraordinárias. Também queremos agradecer aos nossos anfitriões, indicados, apresentadores e vencedores por sua postura e graça durante nossa transmissão”.

“Esta ação que tomamos em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo adiante no objetivo maior de proteger a segurança de nossos artistas e convidados, restaurando a confiança na Academia. Também esperamos poder começar um tempo de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados”, finalizou.

‘Aceito e respeito a decisão’

De acordo com o portal Vanityfair, em resposta à determinação da academia, o ator Will Smith também emitiu uma nota. “Eu aceito e respeito a decisão da Academia”, escreve. O estadunidense venceu o Oscar de melhor ator por King Richard: Criando Campeãs na cerimônia deste ano.

Durante a cerimônia do Oscar 2022, Chris Rock estava no palco para apresentar o vencedor de Melhor Documentário e contou uma série de gracejos sobre os artistas na plateia. Em dado momento, caçoou de Jada ao sugerir uma relação entra ela e o próximo filme de “G.I. Jane” – “Até o Limite da Honra”, estrelado por Demi Moore -, em que a protagonista tem a cabeça raspada.

esposa de Will Smith sofre de alopecia, condição autoimune que faz os cabelos caírem. Em resposta à fala de Rock, o vencedor de Melhor Ator por “King Richard” – que conta a história das irmãs Serena e Venus Williams – se levantou e desferiu um tapa nele. Por muito tempo, internautas e fãs da tradicional premiação não souberam dizer se a cena havia sido ensaiada ou se Smith apenas decidiu defender a companheira.

Nota do Oscar na íntegra

“A 94ª edição do Oscar deveria ser uma celebração dos muitos indivíduos em nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível no ano passado; no entanto, esses momentos foram ofuscados pelo comportamento inaceitável e prejudicial que vimos o Sr. Smith exibir no palco.

Durante nossa transmissão, não abordamos adequadamente a situação na sala. Por isso, lamentamos. Esta foi uma oportunidade para darmos um exemplo para nossos convidados, espectadores e nossa família da Academia em todo o mundo, e ficamos aquém – despreparados para o fato inédito.

Hoje, o Conselho de Diretores convocou uma reunião para discutir a melhor forma de responder às ações de Will Smith no Oscar, além de aceitar sua renúncia. O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, entre outros, o Oscar.

Queremos expressar nossa profunda gratidão ao Sr. Rock por manter a compostura em circunstâncias extraordinárias. Também queremos agradecer aos nossos anfitriões, indicados, apresentadores e vencedores por sua postura e graça durante nossa transmissão.

Esta ação que estamos tomando hoje em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo em direção a um objetivo maior de proteger a segurança de nossos artistas e convidados e restaurar a confiança na Academia. Também esperamos que isso possa iniciar um tempo de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados.”

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!