Justiça derruba vídeo de Léo Lins e proíbe piadas do humorista contra minorias

Léo Lins
Léo Lins teve vídeo derrubado por conta de piadas preconceituosas (Reprodução/Léo Lins/YouTube)

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou que o humorista Léo Lins apague um especial de comédia do YouTube por causa de piadas contra minorias. A decisão foi proferida na tarde dessa terça-feira (16), e o comediante se manifestou nas redes sociais.

O show removido era intitulado “Perturbador”, com pouco mais de 1 hora de duração e 3 milhões de visualizações. De acordo com a juíza Gina Fonseca Correa, a produção estaria “reproduzindo discursos e posicionamentos que hoje são repudiados”. O vídeo tinha piadas sobre escravidão, perseguição religiosa e contra outras minorias. A decisão atendeu a um pedido de Ministério Público de São Paulo.

Piadas preconceituosas proibidas

A juíza também determinou que o humorista não transmita, publique ou mantenha em certos dispositivos arquivos de “conteúdo depreciativo ou humilhante em razão de raça, cor, etnia, religião, cultura, origem, procedência nacional ou regional, orientação sexual ou de gênero, condição de pessoa com deficiência ou idosa, crianças, adolescentes, mulheres, ou qualquer categoria considerada como minoria ou vulnerável”.

Léo Lins também precisou retirar do canal quaisquer vídeos que façam menção às minorias e está proibido de mencioná-los em piadas futuras. Ele também não pode deixar São Paulo sem autorização judicial por mais de dez dias.

Vai recorrer

Ao jornal Gazeta do Povo, a defesa do humorista afirma que vai recorrer da decisão. “Entendemos que isso configuraria censura prévia, o que é proibido pela Constituição”.

Pelas redes sociais, o humorista postou uma imagem dizendo que nessa terça-feira (16), às 15h, “um show de humor é removido da internet a mando o Ministério Público”. Nas respostas da postagem, algumas pessoas afirmavam que Léo Lins estava sofrendo “censura”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!