Aluno é apreendido após ameaçar ataque a escola na Grande BH

mateus leme adolescente apreendido
Polícia Militar foi acionada por diretoras temerosas da cidade (PMMG/Divulgação)

Um adolescente de 17 anos foi apreendido, na madrugada desta terça-feira (11), após a circulação de um vídeo no qual ameaçava atacar uma escola estadual de Mateus Leme, na região metropolitana de Belo Horizonte. Um primo dele, de 26 anos, confessou ter participado da gravação e também acabou preso.

O registro da possível ameaça, que circulou amplamente nas redes sociais, levou terror ao município. Na gravação, ele fazia ameaças à integridade física de pessoas que frequentam o instituto onde estuda.

Diante do vídeo, diretoras de escolas da cidade ligaram para a Polícia Militar por volta da 1h para pedir ajuda. Segundo o boletim policial, o acionamento ocorreu após pais de alunos, amedrontados, as contatarem dizendo que não mandariam os filhos à escola.

Suspeitos confessam autoria do vídeo

Os policiais conseguiram identificar o rapaz, por meio de informação anônima, e descobriram se tratar de um aluno da Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro. Já na casa do adolescente, ele confessou a autoria do vídeo e informou a localização de um primo que o ajudou.

O homem de 26 anos confessou participação. A PM deu voz de prisão e apreensão aos suspeitos, que foram conduzidos. Um terceiro suspeito, também primo do adolescente, não foi localizado. Ele foi qualificado pela polícia.

A Polícia Militar apreendeu a faca e uma blusa vermelha que o jovem usava no vídeo, além de dois celulares.

O BHAZ entrou em contato com a Polícia Civil e aguarda mais detalhes sobre a ocorrência em Mateus Leme.

Ameaças de ataque em escolas: o que fazer?

Supostas ameaças de ataques a escolas brasileiras têm tomado conta do noticiário nas últimas semanas, levando temor a pais, alunos e comunidades estudantis. Desde o atentado ocorrido em Blumenau, que deixou quatro crianças mortas na quarta-feira (5), mensagens que falam em “massacres” são registrados de forma massiva em todo o país – várias delas com o objetivo de provocar alarde.

Levantamento feito pelo BHAZ dá conta de ao menos dez casos de ameaça à segurança escolar em Minas nas últimas duas semanas. Em coletiva realizada nesta segunda-feira (10), a Polícia Militar garante que não há risco iminente no estado e que todas as ameaças notificadas foram descartadas.

“As mensagens de supostas ameaças em redes sociais, envolvendo escolas da rede estadual, estão sendo monitoradas e investigadas pelos órgãos competentes. Até o momento, não foram detectadas quaisquer anormalidades nas escolas da rede estadual”, diz nota da Secretaria de Educação de Minas Gerais. 

A reportagem conversou com especialistas para compreender melhor sobre como lidar com essas situações, que tendem a provocar temor em pais e alunos. Confira mais aqui.

Nota da Polícia Militar na íntegra

“Sobre a ocorrência de ameaças à segurança no ambiente escolar em Mateus Leme, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) esclarece que, assim que tomou conhecimento do vídeo divulgado nas mídias sociais, empreendeu todos os esforços, permitindo a identificação e prisão dos autores envolvidos, que a princípio tinham por objetivo trazer medo às pessoas.

A ação contou com apoio dos profissionais da Educação, que atuam em parceria com a PMMG na discussão colegiada dos assuntos relacionados à educação no município.

Graças a essa rede de proteção, pais e alunos foram tranquilizados e a frequência dos alunos na data de hoje na escola ocorreu sem alteração.

A Polícia Militar segue com a Operação de Proteção Escolar no município, garantindo que pais e alunos tenham tranquilidade para seguir em frente no processo de ensino/aprendizagem.”

Edição: Giovanna Fávero
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!