Bombeiros de Minas recebem homenagem pela atuação na cidade de Petrópolis

Homenagem a bombeiros de Minas no Rio
Homenagem a bombeiros de Minas no Rio (Divulgação / CBMMG)

O Rio de Janeiro homenageou o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais com a Medalha Mérito Avante Bombeiro, na terça-feira (15). A medalha veio pelo apoio prestado pela tropa especializada nas áreas de busca e salvamento ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e à população da cidade de Petrópolis. As chuvas de Petrópolis desencadearam uma série de eventos catastróficos levando à morte 232 pessoas.

A solenidade realizada no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, contou com a presença do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Bonfim de Castro e Silva, e do secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Sampaio Monteiro.

A primeira equipe enviada para a cidade foi composta por 14 militares especialistas em salvamento e soterramentos, enchentes e inundações e chegou ao estado no dia 18 de fevereiro. Eles realizaram o trabalho de busca e resgate em estruturas colapsadas e com cães. A primeira equipe permaneceu por sete dias e foi substituída no dia 24 de fevereiro por outros 14 militares que permaneceram até março.

A operação contou com esforços de diversos Corpos de Bombeiros Militares do país, representando um esforço conjunto eficaz. Além das corporações militares, a operação teve ainda o apoio de voluntários, brigadistas, órgãos municipais, estaduais e federais diversos, bem como o apoio da iniciativa privada.

Fim das buscas

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais encerrou as buscas em Petrópolis no dia 3 de março. Ao todo, 28 profissionais mineiros se empenharam durante 14 dias de trabalho e participaram das buscas de 19 corpos.

Os bombeiros do Batalhão Ambiental e de Resposta a Desastres e do pelotão de Emergências Ambientais já atuaram em buscas de desastres como o rompimento de barragens em Mariana e Brumadinho. Além dos militares, dois cães auxiliaram nas buscas.

Com Agência Minas

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!