BR-040 é liberada em Nova Lima após transbordamento de dique da Vallourec

br-040

Após transbordamento do dique da Mina Pau Branco, a BR-040 foi liberada na manhã desta segunda-feira (10), em Nova Lima, na Grande BH. O trânsito está completamente desbloqueado no sentido Belo Horizonte, mas apenas uma faixa foi liberada até o momento no sentido Rio.

Tudo aconteceu quando, devido ao alto volume de chuvas, um dique de contenção na barragem da Mina Pau Branco da Vallourec não suportou a água e transbordou, no sábado (8). O líquido com sedimentos, derivados da atividade mineradora, tomou conta de parte da BR-040, ocasionando a interdição do local.

Segundo a concessionária da rodovia, o trabalho de limpeza da pista foi realizado no menor tempo possível após autorização dos órgãos de defesa. Foram utilizados 15 equipamentos pesados e mais 40 pessoas atuaram 24h para retirar cerca de 500 metros cúbicos de material do local afetado. O trabalho foi feito em parceria com a Vallourec.

Justiça suspende atividades da Vallourec em mina

A princípio, circulavam informações de que a barragem da cidade mineira teria se rompido. Contudo, o Corpo de Bombeiros comunicou que a falha ocorreu somente no sistema de drenagem.

Até esse domingo (9), a rodovia seguia interditada para limpeza, data em que o TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) também determinou a suspensão das atividades da Vallourec, mineradora envolvida no caso. A medida foi tomada após pedido do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais), visando a garantir a segurança das pessoas e do meio ambiente.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!