Capital da lingerie: Cidade mineira tem sutiã gigante e peça é motivo de orgulho para moradores

felinju
O monumento nada convencional já é tradição no “Felinju – Moda e Lingerie”, evento que reúne expositores e clientes na cidade (Felinju/Divulgação)

Já se imaginou saindo de casa de manhã e se deparando com um sutiã gigante bem no centro da sua cidade? E se a gente te contasse que, desde 2015, essa deixou de ser uma surpresa para os moradores de Juruaia, no Sul de Minas? É que o monumento nada convencional já é tradição no “Felinju – Moda e Lingerie“, evento que reúne expositores e clientes na cidade – que não à toa ficou conhecida como a “capital da lingerie”.

A peça possui 15,76 metros de largura, 5,06 de altura e 3,17 de comprimento em cada bojo e é cerca de 300 vezes maior que a lingerie normal. O maior sutiã do Brasil – título que conquistou em 2015, desde a sua primeira exposição – precisou de cerca de 90 metros de tecidos, 40 metros de TNT e 25,5 metros de espuma para ser confeccionado.

Entre os dias 28 de 30 de abril, clientes, compradores e expositores que passarem pelo centro de exposições de Juruaia poderão conferir a atração de perto. A cada edição, o monumento ganha uma “cara” nova. Veja algumas delas:

(Felinju/Divulgação)
(Felinju/Divulgação)
Sutiã gigante nas edições de 2016, 2017 e 2018, respectivamente (Felinju/Divulgação)

Patrimônio histórico

Neste ano, a “Felinju – Moda e Lingerie” se tornou um bem do Patrimônio Histórico e Cultural do município de Juruaia. A supervisora do Departamento de Cultura de Juruaia, Ozana Oliveira, comemorou o tombamento e ressaltou a importância da feira no fortalecimento do empreendedorismo feminino.

“Foi através da sua primeira edição que as empresas se destacaram no mercado da moda intima, o qual mudou o rumo do mercado financeiro do nosso município que até então era apenas agropecuário. A Felinju com seu sucesso levou o nome de Juruaia a vários cantos e com o aumento da demanda criou-se a oportunidade de emprego e renda para as mulheres”, disse.

Para a presidente da Associação Comercial de Juruaia, Tania Mara Rezende, a novidade é uma grande conquista para todos os moradores do município. “A Felinju sempre foi nosso cartão postal, o principal evento do pólo e ele traz muito desenvolvimento não só para o pólo, mas também para toda região. A gente se envolve na sua realização, junto com empresas de toda região que vem prestar serviços durante o período da Felinju”, explica.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!