Servidora é investigada após fingir aplicar vacina contra Covid-19 em MG

Finge aplicar vacina
A Polícia Civil e a Prefeitura de Campo Belo investigam o caso (Reprodução/Redes sociais)

A Polícia Civil e a Prefeitura de Campo Belo, na região Centro-Oeste de Minas, investigam a conduta de uma profissional da saúde que fingiu ter aplicado uma vacina contra Covid-19 na cidade. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que a servidora “aplica” uma dose vazia do imunizante em uma mulher. A suspeita foi ouvida na delegacia e liberada.

De acordo com a Prefeitura de Campo Belo, após o vídeo repercutir nas redes sociais, a administração municipal registrou boletim de ocorrência e afastou a servidora de suas funções. Agora, o caso será apurado através de processo administrativo e, caso a aplicação falsa seja comprovada, ela será exonerada do cargo.

“A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) reforçou que vai ampliar a fiscalização da vacinação contra a Covid-19. O profissional de saúde terá de mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento”, completou a prefeitura da cidade, por meio de nota (leia na íntegra abaixo).

Já de acordo com a polícia, as autoridades não encontraram elementos suficientes para ratificar a prisão em flagrante da servidora. Assim, ela foi ouvida na Delegacia de Polícia Civil em Campo Belo e liberada, e a corporação instaurou um inquérito nessa terça-feira (1°) para investigar o caso.

Falsa vacinação em BH

Denúncias de falsa aplicação da vacina foram registradas em diversas regiões do país desde que a imunização contra a Covid-19 começou. Em Belo Horizonte, em abril deste ano, uma idosa de 77 anos foi enganada por uma enfermeira que fingiu aplicar a vacina em um posto de saúde na região Leste. A família da vítima filmou a vacinação e, apesar de não perceberem o erro no momento, conseguiram ver depois que a seringa usada na idosa estava vazia.

Segundo os familiares da vítima, a seringa que foi usada para aplicar a dose foi encontrada em uma das lixeiras da unidade de saúde. A família fez um boletim de ocorrência contra a funcionária. A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte informou que a enfermeira foi desligada do quadro de funcionários.

Nota da Prefeitura de Campo Belo

“A Prefeitura de Campo Belo, após tomar conhecimento de um vídeo que circula em redes sociais sobre uma suposta falha na vacinação, tomou as medidas necessárias fazendo um boletim de ocorrência e afastando temporariamente a servidora.

O caso será apurado através de processo administrativo. Comprovado o erro a servidora será exonerada do cargo.
A SMS reforçou que vai ampliar a fiscalização da vacinação contra a Covid-19. O profissional de saúde terá de mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento”.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!