‘Cometa do Diabo’ se aproxima da Terra e poderá ser visto de Minas Gerais no próximo mês

cometa diabo minas gerais
Quem estiver em Minas Gerais, e em outras partes do Brasil, poderá ver o conhecido Cometa do Diabo em meados de abril (Divulgação/Nasa)

O “Cometa do Diabo”, um corpo celeste do tipo Halley, poderá ser visto no mundo todo, a olho nu, em meados de abril. O nome científico desse astro é 12P/Pons-Brooks e, segundo a NASA, ele está perto da Terra, mas não há possibilidade de se chocar com nosso planeta.

Quem estiver em Minas Gerais e em outras partes do Brasil poderá observar o fenômeno nos dias 19 e 20 de abril, quando o brilho estará com a maior potência, atingindo magnitude de nível 3,0. Atualmente, ele já é visível no Hemisfério Norte, com uso de pequenos telescópios e binóculos.

O “Cometa do Diabo” tem coma verde, como grande parte desse tipo de corpo celeste, e cauda longa. O astrônomo francês Jean-Louis Pons descobriu o 12P/Pons-Brooks em 1812. Ele recebeu o apelido diabólico devido a uma explosão em julho do ano passado, quando o seu coma, a nuvem de poeira e gás que envolve o núcleo, sofreu alterações e ganhou forma de chifres.

Como ver o “Cometa do Diabo”

Embora fique mais visível no próximo mês, em algumas regiões, como em locais onde há maior poluição, é indicado o uso de aplicativos de smartphones para auxiliar na observação. Muitos podem ser encontrados de forma gratuita na internet.

Em locais de céu mais limpo, a observação pode ser a olho nu ou com auxílio de telescópios e binóculos.

João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!