Coronavírus: Mortes suspeitas em Minas aumentam 31% em 24 horas

mortes coronavírus minas
Mortes suspeitas por novo coronavírus aumentaram 31% em Minas (Banco de imagens/Shutterstock)

As mortes relacionadas ao Covid-19 em Minas aumentaram 31% nas últimas 24 horas. Segundo boletim epidemiológico da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), divulgado neste domingo (5), outras 20 mortes suspeitas foram acrescentadas. Cartórios de registro civil do Estado já registraram 22 óbitos confirmados ou suspeitos da doença no Estado, segundo a Arpen Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais). 

+ Cartórios já registraram 22 mortes confirmadas ou suspeitas por Covid-19 em Minas Gerais

No boletim divulgado deste domingo, os casos suspeitos passaram de 44.528 para 47.078. Os confirmados aumentaram de 430 para 498. Os óbitos em investigação, que eram 64, hoje já somam 84. As mortes confirmadas permanecem seis.

Os óbitos em investigação são suspeitos de Covid-19 que aguardam a realização de exames laboratoriais e levantamento de informações clínicas e epidemiológicas. Até o momento, foram notificados 125 óbitos suspeitos, sendo 35 descartados para Covid-19. Confirma o boletim completo por aqui.

Mortes registradas em cartórios

Ao contrário dos seis óbitos por Covid-19 confirmados pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) até esse sábado (4), os cartórios de registro civil de Minas já registraram 22 óbitos confirmados ou ou suspeitos da doença no Estado. Os dados são da Arpen Brasil e foram pesquisados nesse sábado pelo BHAZ.

O último boletim epidemiológico da SES-MG, divulgado na manhã desse sábado, dá conta de 44.528 casos suspeitos de Covid-19 e 430 confirmados. Nesse sábado (4), 64 mortes estavam em investigação e seis já foram confirmadas. No entanto, os dados levantados pela Arpen mostram que, desde o dia 22 de março, já foram registrados 22 óbitos relacionados à doença nos cartórios mineiros, 16 a mais do que o informado pela SES.

De acordo com a secretaria, essa diferença se dá porque a legislação brasileira exige que, mesmo que a causa da morte ainda não tenha sido confirmada por um exame, a certidão de óbito seja registrada com uma indicação da causa provável.

“Os dados podem ser interpretados como indicativo do número de ocorrências. Somente com exames é possível determinar que a causa do óbito foi por adoecimento pela Covid-19”, informou o órgão em nota enviada ao BHAZ (confira na íntegra abaixo).

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

O que diz a SES-MG sobre 22 mortes?

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que a certidão de óbito é um documento expedido nos termos da Lei Federal Número 6.015, de 31 de Dezembro de 1973, conhecida como Lei dos Registros Públicos e normatizações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Tribunais de Justiça. A legislação preconiza que, ainda que não haja certeza da causa da morte, por exemplo, por um exame que traga essa comprovação, faz-se o registro indicando a causa provável. Havendo comprovação posterior sobre a causa da morte, é possível a retificação desse dado, nos termos da legislação.

Com relação aos dados apontados em sua demanda, eles podem ser interpretados como indicativo de número de ocorrências, mas não há como estabelecer relação de causa e consequência, pois somente com exames é possível determinar que a causa do óbito foi por adoecimento pela Covid-19. Sendo assim, ressaltamos os dados publicados no último Boletim Epidemiológico. Até o momento são casos 44.528 suspeitos para Covid-19, 430 casos confirmados. Sessenta e quatro (64) óbitos estão em investigação e seis (seis) foram confirmados.”

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!