Delegado de Minas usava carro apreendido para ir à academia, festas e supermercado, diz MP

delegado acusado usar carro apreendido
Caso foi registrado na cidade de Divino, na Zona da Mata (Reprodução/Fagner Massini)

O Ministério Público denunciou um delegado de Divino, na Zona da Mata mineira, por improbidade administrativa. Segundo a denúncia, ele usava um carro apreendido pela Polícia Civil, para atividades particulares, como ir à academia, supermercado e festas.

A polícia apreendeu o Hyundai/HB20S durante uma investigação de tráfico de drogas. Apesar de o ter sido depositado provisoriamente em favor do estado, o delegado se apossou do carro no dia a dia, pelo menos entre 27 de maio e 19 de julho de 2022.

A investigação concluiu que, enquanto mantinha o próprio carro na delegacia, ele usava o veículo apreendido constantemente.

Improbidade administrativa

A investigação aponta que o homem ainda abasteceu o carro com recurso público municipal. Ele só parou de usar o veículo quando soube da investigação, em 19 de julho deste ano.

O MPMG afirma que as atividades para as quais ele utilizava o meio de transporte não têm relação alguma com os serviços da Polícia Judiciária. Assim, “não justificavam, sob qualquer hipótese, o uso do veículo” e, tampouco, de recurso público para o combustível.

O delegado poderá perder a função pública, ter suspensão dos direitos políticos, o pagamento de multa civil, a proibição de contratar com o Poder Público e de receber benefícios ou incentivos fiscais.

Durante o processo, o MPMG fez o monitoramento de veículos, requisição de documentos, oitiva de testemunhas, registros de vídeo e fotografias. 

Com MPMG

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!