Empreendedores mineiros dão dicas de como ganhar dinheiro na internet

forneas e clemente
Para dar dicas de como ganhar dinheiro no universo digital, o BHAZ conversou com os empreendedores Fernando Fórneas e Matheus Clemente (Igor Ribeiro/BHAZ)

A tecnologia já dominou o mundo e o universo dos negócios, é claro, não poderia ficar de fora. Dados da plataforma de e-commerce Nuvemshop apontam que os pequenos e médios comércios online movimentaram cerca de R$ 703 milhões de janeiro a março deste ano no Brasil.

Para dar dicas de como ganhar dinheiro no universo digital, o BHAZ conversou com os empreendedores Matheus Clemente e Fernando Fórneas, sócios da AV1V. A empresa, especializada em mídia programática, foi fundada há menos de um ano e já atua em seis países.

Ainda que a trajetória deles tenha se cruzado recentemente, ambos partilham de uma longa jornada de empreendedorismo e internet. Fernando, natural de Ribeirão das Neves, na Grande BH, descobriu a aptidão para o comércio em meio à necessidade de ajudar em casa, vendendo balas no sinal.

Antes de se dedicar 100% ao digital, o jovem também já vendeu semijoias na Feira Hippie, uma das mais tradicionais da capital mineira. Já Clemente, de Sete Lagoas, trabalhou em diversas startups até se sentir preparado para comandar o próprio negócio. Para adquirir a confiança necessária, foram anos de estudos e aprimoramento.

Excesso de informações

Os sócios explicam que uma das principais dificuldades dos empreendedores iniciantes está justamente na principal ferramenta de trabalho deles: a internet. É que conseguir filtrar o “boom” de informações disponíveis é algo crucial para o futuro do negócio a longo prazo.

“O lado bom da internet é que ela tem tudo e o lado ruim da internet é que ela tem tudo. A partir do momento que você quer empreender, quer aprender alguma coisa, você vai passar por muito conteúdo. Fazer essa curadoria do que é bom, do que tirar proveito, do que não é golpe, é uma linha muito tênue”, pondera Matheus Clemente.

Ele reforça que o foco é fundamental na hora de se especializar no ramo escolhido, independente de qual ele seja. Fernando Fórneas, por sua vez, esclarece que não adianta embarcar em diversas “fórmulas mágicas” que são vendidas aos montes nas redes sociais.

“Minha dica é a seguinte: encontre um especialista naquele assunto, uma pessoa que você sabe que vive daquilo, e siga toda a linha de raciocínio dele. Ir fundo no pensamento de uma pessoa só é melhor do que embarcar em conteúdos de várias pessoas diferentes e ficar no raso”, explica Fórneas.

De onde sair e para onde chegar

Os sócios concordam que ter referências é fundamental para se criar um norte, um ponto de partida. Uma dica importante é se aprofundar nos materiais que essa referência usou como base para que seu nome fosse reconhecido na área de atuação.

“Busco conteúdos que a minha referência consome. Quem eu gosto e que é muito bom nisso, o que será que está um passo antes dele? Uma pessoa muito boa em marketing não lê só sobre marketing, ela lê sobre gestão, tecnologia, psicologia, produto, design. Isso evita que você fique apenas em conteúdos rasos”, reforça Matheus.

Ainda na visão dos empreendedores, o imediatismo é capaz de minar qualquer negócio. Para não perder a motivação e o foco em onde se pretende chegar, é necessário saber valorizar as pequenas conquistas e confiar no caminho escolhido.

“Tem que se acostumar e saber lidar com o processo. É difícil até pra gente, sempre queremos que chegue o final do ano logo para bater todas as metas. Mas tem algo que acredito muito que é: ‘melhor do que estar no pódio levantando a taça do 1º lugar é saber todo o percurso que você traçou’. Só vai repetir o pódio quem sabe andar naquela pista”, conclui Fórneas.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!