Ex-prefeito cidade mineira é preso suspeito de exploração sexual

ex-prefeito jacinto
Ex-parlamentar é suspeito de integrar esquema criminoso (IMAGEM ILUSTRATIVA: Jacinto MG – A Nossa Cidade/Facebook)

Um ex-prefeito de Jacinto, na região do Baixo Jequitinhonha, foi preso suspeito de explorar sexualmente crianças e adolescentes. A segunda fase da operação Ambitus, da Polícia Civil, foi deflagrada nessa quarta-feira (12).

De acordo com a corporação, os policiais cumpriram um mandado de prisão preventiva contra o ex-parlamentar, suspeito de integrar o esquema. Os agentes também apreenderam uma arma de fogo ilegal na fazenda dele.

Na fase anterior, com início em 23 de março, a Polícia Civil prendeu outras três pessoas preventivamente, além de cumprir quatro mandados de busca e apreensão. Entre os presos, havia dois vereadores e um terceiro homem.

Gravação de vídeo de cunho sexual

A investigação visa a desarticular práticas de extorsão, exploração sexual de crianças e adolescentes, corrupção de menores e pedofilia em redes sociais.

Conforme o delegado Diogo Quaresma, titular da Delegacia de Polícia Civil em Jacinto, as investigações começaram há um mês a partir de uma denúncia anônima.

“Segundo apurado, um dos vereadores teria coagido uma adolescente de 15 anos a gravar uma videochamada com conteúdo sexual com seu adversário político, também vereador do município”, explica o delegado.

A partir disso, o primeiro vereador teria começado a extorquir o adversário. Assim, ele publicou o vídeo nas redes sociais, fato que teria sido motivado pela disputa de votos na última eleição para presidente da Câmara de Vereadores de Jacinto.

Suspeitos estão presos preventivamente

A polícia apreendeu materiais como celulares, computadores e pen drives durante as buscas domiciliares. Na última etapa da operação, a corporação concluiu o inquérito e indiciou o suspeitos por extorsão, favorecimento à prostituição, corrupção de menores e distribuição de cena de sexo envolvendo adolescente.

Segundo Quaresma, as investigações ainda apontaram o envolvimento de outro homem – fora do meio político – nos crimes. Com passagens por tráfico de drogas, ele estaria explorando a jovem sexualmente e viajando com ela.

O Poder Judiciário decretou as prisões preventivas contra o ex-prefeito de Jacinto e os outros três homens. Eles já estão à disposição da Justiça no sistema prisional.

Com PCMG

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!