Governo de Minas vai contratar professores em formato online

computador sala de aula
Pandemia forçou mudanças para evitar contato durante a seleção (FOTO ILUSTRATIVA: Banco de imagens/Unsplash + Amanda Dias/BHAZ)

O processo de contratação temporária e convocação de professores para a rede pública estadual vai sofrer alterações neste ano. Por causa da pandemia de Covid-19, a SEE-MG (Secretaria de Estado de Educação) decidiu realizar todas as etapas em formato online. Os critérios e procedimentos para a seleção foram divulgados nesta quinta-feira (18), no Diário Oficial de Minas Gerais, e uma instrução complementar será publicada nos próximos dias.

A chamada inicial dos processos de contratação temporária e da convocação este ano acontecerá de forma simultânea para todos os cargos disponíveis. Para a escolha da vaga, será levada em consideração a preferência dos candidatos, desde que estejam de acordo com os termos do processo.

Vagas e seleção

Participam da convocação online os inscritos para as seguintes funções: Professor de Educação Básica (PEB) Regente de Aulas, Regente de Turma, Eventual e Professor para o Ensino do Uso da Biblioteca / Mediador de Leitura, Especialista em Educação Básica (EEB) e Inspetor Escolar (ANE-IE). Para a contração temporária participaram os candidatos inscritos para: Analista de Educação Básica (AEB), Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) e Auxiliar de Serviço de Educação Básica (ASB).

A princípio, o preenchimento das vagas será realizado de acordo com o Comporta da Escola – quantidade total de servidores que cada unidade precisa. Já nas outras etapas, a atribuição será para as vagas oferecidas em chamadas anteriores e não preenchidas.

Critérios

 De acordo com a Resolução SEE Nº 4.498, que trata do processo seletivo, onde houver necessidade de contratação temporária e de convocação deve ser observada a seguinte ordem de prioridade:

I – candidato inscrito e concursado para o município ou SRE e ainda não nomeado, obedecida a ordem de classificação no concurso vigente, desde que comprove os requisitos de habilitação definidos no Edital do Concurso;
II – candidato inscrito e concursado para outro município ou outra SRE e ainda não nomeado, obedecido ao número de pontos obtido no concurso vigente, promovendo-se o desempate pela idade maior, desde que comprove os requisitos de habilitação definidos no Edital do Concurso;
III – candidato inscrito habilitado, obedecida a ordem de classificação na listagem geral do município de candidatos inscritos;
IV – candidato habilitado não inscrito na listagem geral do município de candidatos inscritos;
V – candidato inscrito não habilitado, obedecida a ordem de classificação na listagem geral do município de candidatos inscritos.

Classificação

As listagens com a classificação definitiva dos candidatos inscritos para participar do processo de convocação podem ser consultadas aqui. Para os candidatos a contratação temporária o link é este.

Com Agência Minas

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!