Mais de 170 cidades mineiras estão sob alerta de granizo; veja a previsão

granizo em minas
O Inmet emitiu, nesta segunda-feira (14), um alerta para o risco de tempestades com granizo em 176 cidades de Minas Gerais (Reprodução/Redes sociais)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, nesta segunda-feira (14), um alerta para o risco de tempestades com granizo em 176 cidades de Minas Gerais. Segundo o instituto, o fenômeno será acompanhado de chuva de até 50 milímetros por dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h.

Ainda de acordo com o Inmet, o granizo terá baixo potencial de interferir no fornecimento de energia elétrica, ou de provocar estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. Os municípios a serem atingidos estão localizados nas regiões Triângulo Mineiro, Oeste, Sul e Campo das Vertentes (veja a lista completa aqui).

O alerta é válido até amanhã (15). Em caso de rajadas de vento, os especialistas recomendam que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Também é necessário, durante os temporais, evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergências, basta contatar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Previsão do tempo em BH

Segundo o Inmet, Belo Horizonte deve continuar com o tempo seco e sem previsão de chuva, pelo menos até sexta-feira (18). Amanhã (15), o céu vai ficar encoberto na capital, que deve registrar mínima de 14ºC e máxima de 26ºC.

Na quarta-feira (16) a previsão indica céu parcialmente nublado a claro em BH, com temperaturas que oscilam entre 13ºC e 27ºC.

Na quinta-feira (17), o tempo permanece estável e a temperatura máxima sobe para 28ºC. Já na sexta-feira, a capital deve registrar céu claro com névoa seca. A temperatura sofrerá uma ligeira elevação e a máxima poderá chegar aos 30°C.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!