Homem acaba preso após tentar castrar gato dentro de casa em Minas

gato maus-tratos
Animal foi resgatado ferido pelos policiais (Polícia Civil/Divulgação)

Um homem de 69 foi preso na última sexta-feira (20) por praticar o crime de maus-tratos a um animal. Conforme divulgado pela Polícia Civil nesta segunda-feira (23), ele virou alvo da ação dos agentes após tentar castrar um gato em casa. O crime foi praticado na cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas.

No início da tarde de sexta, os policiais receberam a informação de que o homem havia realizado a castração do animal na própria residência, sem observar os procedimentos veterinários adequados.

No local, a equipe constatou que o animal se tratava de um gato, que foi resgatado com vida e encaminhado para um Núcleo Veterinário, onde foi confirmado que teve os testículos retirados de forma caseira e precária.

O animal foi encontrado recoberto por um spray, que foi utilizado para cicatrização. O suspeito foi autuado em flagrante e encaminhado ao sistema prisional.

Lei Sansão

No dia 30 de setembro de 2020, a Lei Sansão entrou em vigor no Brasil, a fim de penalizar aqueles que praticarem maus-tratos contra cães e gatos. A lei prevê a prisão por dois a cinco anos, multa e proibição da guarda do animal. O nome da lei presta homenagem ao pitbull que teve suas patas traseiras cruelmente decepadas em julho do ano passado, em Confins, região metropolitana de Belo Horizonte.

“Não sei se essa lei corrigirá comportamentos que na verdade são psicopáticos. Mas acho que ela servirá para fazer muitas pessoas pensarem duas vezes antes de maltratar, abandonar ou torturar um animal de estimação. Será um apoio a mais para nós protetores que tão pouco apoio temos de órgãos públicos ou da sociedade. Assim sendo, qualquer migalha que nos é dada pode ser celebrada”, disse a advogada Danielle Mansur.

Já a médica veterinária Natássia Miranda disse que a sanção da lei foi um dos melhores acontecimentos de 2020. “Antes, a pessoa que maltratava um animal ia apenas na delegacia assinar um papel e era liberada. Hoje, estamos vendo a justiça sendo feita, com os infratores sendo, realmente, presos. Infelizmente, essa lei só abrange cães e gatos. Mas já é um grande avanço para minimizar a quantidade exagerada de casos que vemos diariamente. É uma vitória no âmbito da proteção animal”.

Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!