Homem condenado por estuprar de criança de 2 anos é preso em Minas

estupro-menina-2-anos
FOTO ILUSTRATIVA (Marcello Casal Jr./Agência Brasil + Divulgação/EBC)

Um homem, de 36 anos, condenado por estupro de vulnerável, foi preso nessa quarta-feira (19), em Ouro Preto, região Central de Minas. O crime ocorreu em 2009, no bairro Alto Boa Vista, em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte. A vítima era vizinha do homem e tinha apenas 2 anos na época.

A menina foi levada para a casa do condenado e, depois, encontrada pela mãe com as roupas íntimas sujas de sangue, evidenciando os abusos, de acordo com a Polícia Civil. Pelo crime, o réu foi condenado a oito anos de prisão em regime fechado. O mandado foi expedido pela 1ª Vara Criminal de Betim, no dia 14 de agosto deste ano.

A delegada responsável pela prisão faz um alerta à sociedade para que as pessoas estejam atentas às crianças para evitar esse tipo de caso e identificar vítimas. 

Casos em Minas

Os registros policiais revelam que casos como esses são recorrentes no estado. Uma reportagem publicada (relembre aqui) nesta semana pelo BHAZ mostrou que foram registrados 1.468 boletins de ocorrência de estupro de vulnerável de janeiro até julho deste ano, em Minas Gerais. Ou seja, quase sete crianças violentadas por dia.

Conforme um balanço da Polícia Civil, janeiro foi o mês com mais registros – com 262 notificações -, mas os dados dos outros meses revelam uma realidade lamentável: a cada semana, uma média de 69 crianças e adolescentes menores de 14 anos são estuprados no estado.

Perfil das vítimas

As meninas são as principais vítimas de violações sexuais no estado. No período englobado pelo balanço da Polícia Civil, foram contabilizadas 378 vítimas do sexo feminino, com idades entre 0 e 12 anos, conforme aponta a delegada.

Sem consentimento

Além de ato libidinoso ou sexo com menor de 14 anos, também se configura como crime de estupro de vulnerável a relação sexual com alguém que não tem discernimento ou não consegue oferecer resistência — como em casos de embriaguez, enfermidade ou ainda se a mulher estiver dormindo. A pena vai de 8 a 15 anos de reclusão.

Com a PCMG

Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!