Homem fica cego ao ser atingido por bala de borracha em ação da PM no Sul de Minas

homem cego ação pm
Um homem ficou cego depois de ser atinguido por uma bala de borracha durante ação policial na Praçaa Dom Pedro II, em Poços de Caldas (Reprodução/Redes sociais)

Um homem perdeu parcialmente a visão depois de ser atingido por uma bala de borracha durante ação policial na Praça Dom Pedro II, em Poços de Caldas, no Sul de Minas, na noite de sábado (10). Vídeos mostram uma confusão generalizada no final de um evento de Carnaval que era realizado no espaço.

Policiais são flagrados formando uma barreira e disparando durante a dispersão dos foliões. Segundo o jornal local Onda Poços, o homem que foi atingido por uma munição de borracha sofreu o rompimento do globo ocular e teve perda parcial do conteúdo intra-ocular. Ele terá que passar por cirurgia.

Outros vídeos mostram três pessoas que foram atingidas por bombas de gás sendo atendidas em uma ambulância. Em nota, a prefeitura de Poços de Caldas disse que o episódio foi um “caso isolado”.

“Na noite de ontem, na Praça Dom Pedro II, uma hora da manhã o evento foi encerrado. Terminando o show e o som alto. A Polícia Militar começou a dispersar a população, a princípio fazendo o pedido para que os proprietários de veículos que estavam com som alto desligassem o som. Em determinado momento, um proprietário de som a princípio se negou a desligar o som e fez com que alguns populares se rebelassem contra a Polícia Militar”, diz o comunicado.

“Neste momento, em um fato isolado de um evento que seguia normalmente a noite inteira sem nenhum fato de ocorrência, houve um enfrentamento da Polícia Militar com estes populares que também enfrentaram a Polícia. A partir dali teve a correria generalizada. A Polícia fez uso das técnicas necessárias para dispersar a população e terminar o tumulto”, continua a prefeitura.

O que diz a PM?

Em nota enviada ao BHAZ, a Polícia Militar informou que após o encerramento do evento, “observou-se que muitos veículos permaneciam estacionados, ainda com som alto”.

“Os militares então orientaram os proprietários sobre o encerramento do evento, solicitando o desligamento dos aparelhos de som automotivos. Apesar da cooperação da maioria, alguns indivíduos, insatisfeitos com a situação, iniciaram atos de vandalismo, lançando garrafas contra as viaturas policiais e incitando outros presentes a fazerem o mesmo”, diz a nota.

Ainda de acordo com a PM, dois policiais sofreram escoriações e outros seis foram agredidos. Ao todo, cinco pessoas foram presas. A corporação não mencionou, contudo, o homem que foi atingido com uma bala de borracha no olho.

Nota da PM na íntegra

No encerramento do evento carnavalesco, previsto para terminar à 1h do dia 11 de fevereiro de 2024, os sistemas de som oficiais foram desligados, seguindo os protocolos já estabelecidos. Os militares, agindo de acordo com os procedimentos de segurança, aguardaram o tempo adequado para a saída ordeira das pessoas que estavam presentes no local.

Após o encerramento do show, observou-se que muitos veículos permaneciam estacionados, ainda com som alto. Os militares então orientaram os proprietários sobre o encerramento do evento, solicitando o desligamento dos aparelhos de som automotivos. Apesar da cooperação da maioria, alguns indivíduos, insatisfeitos com a situação, iniciaram atos de vandalismo, lançando garrafas contra as viaturas policiais e incitando outros presentes a fazerem o mesmo. Uma policial feminina foi agredida com o arremesso de um copo de cerveja no rosto, bem como diversos policiais sofreram agressões.

Diante dessa situação, foi necessária uma intervenção policial para restabelecer a ordem e garantir a segurança dos policiais e das pessoas que estavam no local. Como resultado, cinco pessoas foram presas por desobediência, desacato, dano, agressão e vandalismo, sendo encaminhadas à Delegacia de Polícia. Dois policiais sofreram escoriações e outros seis foram agredidos, porém sem lesões. Uma viatura também foi danificada após ser atingida por garrafas.

Alertamos que na continuidade dos eventos de carnaval não serão tolerados equipamentos de som automotivo ou individualizados sem a devida autorização do poder público municipal, estando os infratores sujeitos a multa e apreensão dos veículos e equipamentos. 

O procedimento realizado para determinar o desligamento dos equipamentos de som veiculares irregulares é o que sempre foi adotado nos anos anteriores e nunca houve reações como a de ontem.

A Polícia Militar reitera também seu compromisso com a segurança e a ordem pública, e informa que está coletando imagens de estabelecimentos para identificar mais autores que arremessaram garrafas e promoveram a desordem pública, e ainda continuará a tomar as medidas necessárias para garantir o bem-estar de todos os cidadãos durante eventos nos demais dias de carnaval. 

Demais levantamentos sobre o ocorrido ainda estão sendo realizados. 

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!