Homem tem queimaduras de 2º e 3º graus após encostar cabo de metal em fio de alta tensão em MG

resgate choque
Homem realizava pintura na casa durante o acidente (Divulgação/CBMMG)

Um homem teve queimaduras de 2º e de 3º graus após encostar um cabo de metal em um fio de alta tensão. A vítima foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros na manhã dessa quinta-feira (27), no bairro Santa Helena, em Araguari, município do Triângulo Mineiro.

O homem estava no telhado de uma residência, realizando uma pintura, no momento em que levou o choque. No local, os militares encontraram a vítima consciente, mas confuso. Além das queimaduras, o homem tinha cortes na face.

Os bombeiros utilizaram uma maca imobilizadora para descer o homem do telhado. Em seguida, ele foi atendido e transportado pra a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Maca imobilizadora foi usada no resgate (Divulgação/CBMMG)

Choques podem ser fatais

Um outro caso de choque elétrico, que levou à morte de uma mulher, aconteceu em julho do ano passado. Grávida de dois meses, ela morreu após tomar um choque ao mexer em uma antena de TV com uma faca. O caso ocorreu no bairro Henrique Jorge em Fortaleza, no Ceará, dentro da residência da vítima. No momento da fatalidade estavam presentes os filhos gêmeos da mulher.

Segundo o G1, a vítima recebeu uma descarga elétrica enquanto tentava ajustar a antena da TV. A Polícia Militar do 18º Batalhão foram até o local, entretanto, ao chegarem lá, a mulher estava caída no chão. De acordo com testemunhas, a grávida mexeu no aparelho enquanto estava descalço e o piso da residência estava molhado.

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel) também compareceu ao local com uma ambulância para realizar o atendimento da mulher. No entanto, a vítima não resistiu aos ferimentos. O companheiro dela não estava presente no momento do ocorrido.

Evite choques elétricos

Para evitar o risco de choques elétricos, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais dá as seguintes recomendações:

  • Mantenha os aparelhos elétricos em bom estado para evitar sobrecarga, mau contato e curto-circuito. Não hesite em mandar consertá-los sempre que apresentarem problemas ou causarem pequenos choques;
  • Verifique sempre os fios elétricos que ficam à vista. Com o tempo, a sua capa protetora se desgasta. Nunca deixe um fio elétrico descoberto;
  • Ao manusear objetos metálicos, tenha cuidado para que não esbarrem em nenhum cabo elétrico aéreo;
  • Nunca pise em fios caídos no chão, principalmente se a queda foi consequência de uma tempestade;
  • Não sobrecarregar as instalações elétricas com vários utensílios ao mesmo tempo, pois os fios esquentam e podem ocasionar um incêndio;
  • Em vez de ligar vários eletrodomésticos num “T” ou benjamim, prefira instalar um disjuntor residencial, conhecido como DR;
  • Observe se os orifícios e grades de ventilação dos eletrodomésticos (como T.V., vídeo e forno de microondas) não se encontram vedados por panos decorativos, cobertas, etc.;
  • Se a casa ficar desocupada por um período prolongado, desligue a chave elétrica principal;
  • Não faça ligação clandestina (gatos);
  • Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou instalação de enfeites e alegorias, contate a Cemig.

Observação: Caso seja necessário remover do local uma vítima de descarga elétrica, envolva as mãos em jornal ou em um saco de papel. Empurre a vítima para longe da fonte de eletricidade com um objeto seco, não-condutor de corrente, como um cabo de vassoura, tábua, corda seca, cadeira de madeira ou bastão de borracha, de modo que não a machuque.

Edição: Vitor Fernandes
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!