Minas Gerais tem 18 novos distritos municipais, conforme novo balanço do IBGE

IBGE adiciona 18 distritos municipais a Minas
Novo relatório foi divulgado pelo IBGE hoje (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O estado de Minas Gerais ganhou 18 novos distritos municipais na nova atualização da lista de subdivisões municipais do país. O levantamento foi divulgado hoje (22) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De forma geral o Brasil manteve seus 5.568 municípios, o mesmo número desde 2013. Somam-se a esses municípios o Distrito Federal (Brasília) e um distrito estadual em Pernambuco – Fernando de Noronha.

De acordo com o IBGE, as divisões intramunicipais passam por mudanças de forma mais dinâmica. Em 2021, o número aumentou para 10.649 distritos municipais – 18 a mais que em 2020 -, todos localizados em Minas Gerais. O número de subdistritos se mantém: 683.

As diferenças estão relacionadas à extinção pelos municípios dessas estruturas territoriais, o que se reflete nos cadastros do IBGE. Dos novos distritos registrados, destacam-se quatro no município de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, dois no município de Miraí, na Zona da Mata, e dois no município de Conceição do Mato Dentro, na região Central do estado.

O IBGE renova todo ano o levantamento sobre a divisão territorial brasileira, monitorando eventuais alterações na Divisão Político-Administrativa. Fazem parte da estrutura territorial do país as macrorregiões, unidades da Federação, mesorregiões, microrregiões e municípios, além de suas subdivisões internas – os distritos e subdistritos ou regiões administrativas.

Censo 2022

O Censo 2022, realizado pelo IBGE, está previsto para visitar cerca de 213 milhões de habitantes, em mais de 70 milhões de domicílios, nos mais de 5 mil municípios do país. A pesquisa revelará, entre outras informações, as características dos domicílios, identificação étnico-racial e nupcialidade.

Ademais, dados sobre o núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo também estarão no relatório.

Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país.

Com Agência Brasil

Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!