Inverno começa nesta terça-feira e deve registrar temperaturas acima da média em Minas

pampulha bh lagoa mineirão
Inverno deve ser de temperaturas mais amenas na capital mineira (Reprodução/@charlles.netto/Instagram)

O inverno começa hoje (21) no Brasil e vai até o dia 22 de setembro, com expectativa de temperaturas acima da média registrada nos últimos anos, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O primeiro dia da estação, em Belo Horizonte, teve mínima de 12.8ºC e a máxima não deve passar dos 25ºC, com umidade relativa do ar em torno de 40% à tarde.

A cidade que registrou a menor temperatura no estado foi Caldas, na região Sul, com 7.1ºC. “A previsão para o período do inverno no estado é que tenhamos temperaturas ligeiramente acima da média, com mínimas maiores de 15ºC e máximas superiores a 25ºC”, explica o meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet.

Além disso, o volume de chuvas também deve ser menor que nos últimos anos. O meteorologista ainda relata que, neste período, é comum a “chegada de massas de ar frio, o que ocasiona quedas mais acentuadas de temperaturas”.

Para esta quarta-feira (22), a temperatura mínima prevista para Belo Horizonte é de 11°C, enquanto a máxima não passa dos 26°C.

Tempo “indeciso”

Nas redes sociais, quem está na capital mineira tenta levar numa boa as mudanças de temperatura. “O tempo em BH é bipolar demais velho. Cedo estava calor, agora tá um frio desgramado”, brinca um internauta. “Tá frio em BH, mas a minha casa tá mais fria que a cidade. Não tem base”, escreve outra pessoa. Veja mais repercussão:

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!