Mais de 400 cidades mineiras estão sob alerta de chuva de granizo nesta quinta-feira

granizo
Em meio ao intenso calor que atinge Minas Gerais, BH está sob alerta de tempestade de granizo nesta sexta-feira (Emater-MG/Divulgação)

Em meio ao intenso calor que atinge Minas Gerais, 402 cidades do estado estão sob alerta de tempestade de granizo nesta quinta-feira (16). Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o aviso é válido até as 3h desta sexta-feira (17).

O instituto alerta para a ocorrência de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, com ventos intensos de até 60 km/h, além de queda de granizo. De acordo com o Inmet, é baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Os municípios mineiros atingidos estão localizados nas regiões Triângulo, Centro, Oeste, Sul, Sudoeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Noroeste, Metropolitana de Belo Horizonte, Norte de Minas (veja a lista completa aqui).

Para evitar acidentes durante o temporal, o instituto recomenda uma série de cuidados. Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Também é preciso evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de acidentes, acione a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fim do calorão

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura vai despencar na próxima semana em BH com a chegada de chuvas isoladas. Enquanto neste sábado (18) a capital mineira pode registrar uma máxima de 38ºC, no domingo (19) ela cai para 34ºC, o que já trará certo refresco.

Na segunda-feira (20), contudo, o tempo muda consideravelmente e BH deve registrar máxima de 25ºC – o que representa uma queda abrupta de 13ºC na temperatura em comparação a sábado.

Segundo o meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo, a mudança no tempo se deve ao enfraquecimento da massa de ar quente que atua sob Minas Gerais nos últimos dias. Ainda de acordo com ele, a chegada de uma frente fria pelo litoral do Sudeste também vai contribuir com a queda das temperaturas.

“A partir do fim de semana, a chegada de uma frente fria pelo litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo vai provocar a ocorrência de pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de raios de trovoadas. Com isso, a tendência é que, até o fim do mês, tenhamos um clima dentro da normalidade para essa época do ano, com temperaturas na casa dos 27ºC e com a melhora da qualidade do ar”, explicou.

Além de Belo Horizonte e da região metropolitana, o tempo também deve refrescar consideravelmente nas regiões, Centro-Sul, Triângulo, Zona da Mata e Norte de Minas, onde também deve ocorrer pancadas de chuva.

Edição: Lucas Negrisoli
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!