Mais de 60 cidades mineiras estão sob alerta de chuva de granizo

pedras de granizo em cima de grama e ao lado uma foto que mostra granizo em telhados de casas
A previsão do Inmet indica que 64 municípios sejam atingidos por chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos entre 40 e 60 km/h (Reprodução/Redes sociais)

Cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba estão sob alerta de chuva de granizo nesta segunda-feira (18). A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que 64 municípios sejam atingidos por chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos entre 40 e 60 km/h.

Segundo o instituto, as tempestades vão provocar baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. Confira a lista completa com as cidades atingidas clicando aqui.

Em caso de rajadas de vento, não é recomendado se abrigar debaixo de árvores e nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Especialistas também recomendam que se evite usar aparelhos eletrônicos ligados na tomada.

Onda de calor

Uma onda de calor extremo vai atingir todas as regiões do Brasil nas próximas duas semanas, com temperatura que podem chegar a 45Cº. Segundo o instituto de meteorologia MetSul, além de Minas Gerais, outros 14 estados estão em alerta de tempo quente com risco à vida, principalmente para população vulnerável, como enfermos e idosos.

Conforme o instituto, em Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o Noroeste do estado devem ser as áreas mais afetadas pelo calor extremo, com máximas superiores aos 40ºC.

Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão são outros estados sob alerta.

O pico do calor em intensidade deve se dar entre o final desta semana e o começo da próxima semana.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!