Sirene de barragem toca por engano em Santa Bárbara e apavora moradores

sirene acionada santa bárbara
Moradores fizeram protesto em rodovia depois de passarem pelo susto (Reprodução/Diário de Barão/Facebook)

Uma sirene de barragem disparada por acidente apavorou moradores de Santa Bárbara, na região Central de Minas Gerais, na tarde desta sexta-feira (8). O alerta sinalizava uma “situação real de emergência de rompimento de barragem”, mas a Defesa Civil do estado e a empresa AngloGold Ashanti garantiram que a situação está estável e o acionamento foi acidental.

Em um vídeo gravado na região, no distrito de Barra Feliz, é possível ouvir o aviso disparado pela sirene: “Atenção, atenção. Esta é uma situação real de emergência de rompimento de barragem. Dirijam-se para os pontos de encontro com segurança e tranquilidade. Aguardem mais orientações da Defesa Civil no ponto de encontro”.

Depois do susto, o órgão estadual emitiu um comunicado direcionado aos moradores, garantindo que os níveis da barragem Córrego do Sítio permanecem estáveis. Por meio de nota (leia na íntegra abaixo), a AngloGold lamentou o ocorrido e afirmou que “os motivos do acionamento indevido da sirene estão sendo apurados”.

comunicado defesa civil
Defesa Civil de MG garantiu que a barragem não corre risco de rompimento (Defesa Civil de Minas Gerais/Divulgação)

Moradores apavorados

Morador do distrito de Barra Feliz, Vicente Teodoro, 60, conta que estava deitado quando ouviu a sirene de emergência soar. Segundo ele, a esposa chegou a passar mal e precisou ser levada para um hospital da região. “Eu estava deitado para descansar depois do almoço. É uma situação apavorante, deixa todo mundo apavorado”, conta. “Minha esposa passou mal, está com a pressão bem alta, alterada”, relata.

Ainda segundo Vicente, moradores precisaram sair debaixo de chuva depois que o alarme tocou. Ele ainda reflete sobre a falta de confiança no sistema de segurança da empresa. “Alarmou a população toda, toda a comunidade saiu debaixo de chuva, saímos em busca de informações. É uma situação complicada, como a gente pode confiar que é verdade se acontecer um dia?”, questiona.

Revolta e protesto

Em outro registro, moradores da cidade aparecem revoltados depois de descobrirem que a sirene foi disparada acidentalmente. “Estamos aqui na comunidade de Brumal, várias pessoas, estamos parando o trânsito, aguardando uma posição da Anglo referente às sirenes tocadas na comunidade”, diz uma mulher, em vídeo publicado pelo portal local Diário de Santa Bárbara.

De acordo com o portal Diário de Barão, a população se reuniu em protesto à empresa na rodovia de acesso ao Santuário do Caraça. Em outro vídeo, publicado pela página, a via aparece bloqueada por pneus e moradores que se manifestam contra a AngloGold, depois de se apavorarem com o acionamento da sirene.

Recorrente

Não é a primeira, nem a segunda vez que moradores de Santa Bárbara se assustam com sirenes disparadas acidentalmente pela AngloGold Ashanti. Em julho de 2019, a mesma coisa aconteceu e a Defesa Civil de Minas Gerais teve que tranquilizar a população e garantir que não havia risco de rompimento de barragem (relembre aqui).

Em maio do mesmo ano, dois equipamentos já haviam tocado no local, novamente por engano, por menos de cinco segundos, durante um teste. O fato de Santa Bárbara estar na rota da lama em caso de ruptura da mina Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, faz com que na cidade fique instalado sistema de alarme que tem o objetivo de avisar as pessoas, caso a estrutura da mineradora Vale se rompa.

Nota da AngloGold Ashanti

“A AngloGold Ashanti confirma que nesta sexta-feira, 8 de janeiro, perto de 14h30, houve o acionamento indevido das sirenes do sistema de comunicação de emergência da barragem Córrego do Sítio, localizada na região em Santa Bárbara (MG).

A empresa deslocou equipe aos pontos de encontro para esclarecimento da situação às comunidades. Além disso, entrou em contato com as lideranças comunitárias e os órgãos públicos competentes para comunicar o ocorrido.

Paralelamente, os motivos do acionamento indevido da sirene estão sendo apurados. O sistema já foi normalizado.

A AngloGold Ashanti lamenta profundamente o ocorrido, pede desculpas à população e reforça que todas as suas barragens estão estáveis e não apresentam riscos.”

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!