Mata do Castelo arde em chamas e fogo alto assusta; MG tem quase mil incêndios

incendios minas bh bairro castelo
Fogo no bairro Castelo começou nesta manhã e preocupa moradores da capital (Divulgação/CBMMG)

Há semanas, Minas Gerais enfrenta não só o tempo seco e o calor, mas uma consequência grave de tais condições: os incêndios. E as queimadas se espalham a cada dia. Em BH, os bombeiros foram chamados hoje (5), por volta das 5h, para combater as chamas em uma mata na região do bairro Castelo, na Pampulha. O fogo alto já atinge quase toda a área do Parque Municipal Ursulina de Andrade Mello, naquela área (confira abaixo).

E a notícia não é boa para quem esperava uma trégua. Apenas entre o último sábado (3) e a manhã desta segunda foram registrados pelo menos 781 pontos de incêndio no estado – um número preocupante segundo o Corpo de Bombeiros de Minas. O resultado são horas de trabalho árduo dos socorristas, perda de vegetação e muita preocupação para os moradores.

Ao todo, já foram mobilizadas cinco viaturas para ajudar os bombeiros e brigadistas, mas a mata fechada e o terreno irregular dificultam os trabalhos. Segundo os bombeiros, como os focos estão espalhados em diversos pontos, a suspeita é de que o incêndio tenha sido provocado por ação humana.

‘Cheio de fumaça em casa’

Mesmo com as equipes trabalhando no local, as chamas preocupam a quem vive por lá. Vários deles acordaram com as casas tomadas por cinzas levadas pelo vento e temem pelo ambiente do parque. “Teve incêndio no Castelo, cheio de fumaça aqui na frente de casa”, comentou uma internauta. “Tá tendo equipe para resgate de animal? Nervosa sem poder fazer nada…”, respondeu uma segunda.

Os moradores também fizeram vídeos do incêndio e as imagens logo tomaram as redes sociais dos belo-horizontinos. “Incêndio gigante na mata do Castelo agora, ventando muito para piorar a situação”, publicou uma moradora, junto com um vídeo da fumaça se espalhando pelo céu.

Serra do Cipó

Em outros pontos de Minas Gerais, a situação também preocupa. Na Serra do Cipó, região Central do estado, os militares já estão há uma semana combatendo as chamas e ainda não têm previsão de término dos trabalhos. Conforme as últimas atualizações, as equipes trabalham em quatro frentes específicas de combate, sendo a maior delas na região conhecida como Serra de Confins.

Serra da Moeda

A Serra da Moeda, na região Central, é outro ponto que voltou a ter problemas pouco mais de dez dias após os bombeiros controlarem um incêndio de grandes proporções que atingiu o local. Na madrugada desta segunda (5), já havia uma linha de fogo de cerca de seis quilômetros de extensão em um local de difícil acesso. Equipes dos bombeiros trabalham no local, mas ainda não divulgaram mais detalhes.

Araguari

Durante todo o dia de ontem (4), equipes dos bombeiros combateram incêndio em vegetações próximos à áreas de sítios e fazendas em Araguari, no Triângulo Mineiro. As chamas se espalharam às margens da BR-050 e houve risco de o fogo se alastrar para as propriedades, ameaçando animais e casas. Os bombeiros contaram com o apoio de caminhões pipa locais para conter as chamas.

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!