Menino autista de 10 anos é a primeira criança a se vacinar contra a Covid em Minas: ‘Muito feliz’

vacinação crianças
O governador Romeu Zema (Novo) e o secretário estadual de saúde, Fábio Baccheretti, acompanharam de perto o início da vacinação na cidade de Vespasiano (Gil Leonardi/Agência Minas)

Após meses de espera, o pequeno Miguel Bittencourt, de dez anos, pôde sentir o alívio de receber a primeira dose de vacina contra a Covid-19 nessa sexta-feira (14). O menino, morador de Vespasiano, na Grande BH, foi o primeiro do estado a receber a imunização e chegou a contar os minutos para que o momento chegasse.

“Estou me sentindo muito feliz. A vacinação é indispensável para reduzir a transmissão. Eu não tive dúvidas sobre trazer o meu filho”, declarou Deusmara Andrade, mãe de Miguel, que é autista.

Além de Miguel, foram vacinadas outras nove crianças que possuem diferentes comorbidades e deficiência permanente. O governador Romeu Zema (Novo) e o secretário estadual de saúde, Fábio Baccheretti, acompanharam de perto o início da vacinação na cidade de Vespasiano.

‘Satisfação muito grande’

“É uma satisfação muito grande estarmos indo para mais essa etapa da imunização, pois cada vez fica mais comprovado que a imunização é a solução para a pandemia. Faço um apelo aos pais para que não deixem de levar as crianças para vacinar”, afirmou Zema.  

Na manhã de ontem, Minas recebeu 110 mil doses do imunizante pediátrico da Pfizer, que possui uma dosagem menor que a aplicada em adultos. A distribuição para as Unidades Regionais de Saúde começou no início da tarde, permitindo que algumas cidades já começassem a vacinação.

A previsão é a de que até a segunda-feira (17) todas as regionais já tenham recebido os imunizantes.

‘Coração transbordando’

Fernanda Duarte, mãe da Gabriela, de nove anos e com síndrome de Down, também festejou a oportunidade de a filha ser imunizada e retomar o convívio social. “Eu vou ficar muito mais aliviada de saber que ela está protegida. Meu coração de mãe está transbordando de alegria”.

A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde é que o primeiro lote permita a vacinação de quase 6% das crianças de Minas Gerais, que possui a segunda maior população infantil do Brasil. A chegada de uma nova remessa é esperada para segunda-feira (17).

“Até março, Minas deve receber 1,8 milhão de doses para vacinar todas as crianças de 5 a 11 anos”, informou o secretário Fábio Baccheretti.

Com Agência Brasil

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!