Em um mês, Minas Gerais imunizou 30% das crianças de 5 a 11 anos contra a Covid

vacinação infantil mg
A campanha de vacinação infantil em Minas teve início em 15 de janeiro (Cristiano Machado/Agência Minas)

Minas Gerais atingiu nesta terça-feira (15) a importante marca de 30% do público infantil vacinado com a primeira dose contra a Covid-19. Dados do Painel Vacinômetro da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) revelam que mais de 558 mil doses foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos de idade ­­­- uma média de 18,6 mil doses aplicadas por dia.

Ainda de acordo com a pasta, aproximadamente 1,8 milhão de meninos e meninas de 5 a 11 anos estão aptos a receber a dose da vacina contra a Covid-19 em Minas Gerais. A vacinação deste público-alvo teve início no dia 15 de janeiro, com a imunização do pequeno Miguel Bittencourt, de dez anos (veja aqui).

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, ressalta a segurança das vacinas e pede aos pais e responsáveis que levem os filhos aos postos de saúde para receber a imunização. “Temos muitas doses disponíveis e muitas crianças ainda não foram tomar. Não acreditem em fake news, acreditem em informação de verdade”, disse.

‘A vacina é confiável’

Na última semana, Baccheretti disse que a expectativa é de que todas as crianças já estejam imunizadas com a primeira dose em fevereiro. “A vacina é confiável e os efeitos colaterais frente aos benefícios são infinitamente menores”, ressaltou (veja aqui).

“Já está comprovada a redução dos casos graves da doença em pessoas que estão devidamente imunizadas. Por isso, pedimos que os pais ou responsáveis que levem as crianças para serem vacinadas e ficarem protegidas”, alerta o secretário.

A vacina Coronavac, fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan, pode ser aplicada em crianças a partir dos seis anos de idade, com a mesma formulação e dosagem utilizada para os adultos. Já a Pfizer pediátrica tem formulação e dosagem específicas e pode ser ministrada em crianças a partir dos cinco anos. Neste caso, as doses são importadas dos Estados Unidos.

Com Agência Minas

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!