Covid-19: MG registra, em 24h, quase 2 mil casos suspeitos e total chega a 49 mil e 11 óbitos

minas 11 mortos noco coronavírus
Minas tem 11 mortos por novo coronavírus (Adão de Souza/PBH + leo2014/Pixabay)

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) informou na manhã desta terça-feira (7) que o Estado tem 49.652 casos suspeitos do novo coronavírus. Em um dia, este índice aumentou em 1.937. Nessa segunda-feira (6), o número de suspeitas era de 47.715.

Os casos confirmados passaram de 525 para 559, e os óbitos chegaram a 11 – duas novas vítimas foram incluídas na lista. Até o último boletim, divulgado na segunda-feira, eram nove mortes. Confira o boletim completo aqui.

Novos óbitos

Conforme a pasta, um idoso de 78 anos, morador de Pouso Alegre, no Sul de minas, é a décima vítima da enfermidade em Minas. Ele começou a ter os sintomas no último dia 24.

O idoso tinha doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial. Ele faleceu três dias após o aparecimento dos sintomas, no dia 27 do mês passado.

+ Minas Gerais tem 6 mortes por Covid-19 e investiga outras 64; veja como se prevenir

O último óbito registrado no boletim da pasta é de uma mulher de 60 anos. Os sintomas apareceram no dia 1° de abril. Ela foi internada nessa segunda-feira (6) e morreu nesta terça-feira. A mulher morava em Belo Horizonte e tinha hipertensão arterial.

Mortes devem chegar a 12

O boletim da SES-MG ainda não considerou o óbito de Cláudio Manoel Ricardo, de 69, anos que faleceu em Montes Claros, no Norte de Minas. A informação foi repassada ao BHAZ pela secretaria de saúde do município, no domingo (5).

+ Montes Claros registra primeira morte por Covid-19; número de óbitos em Minas chega a sete

A secretária de saúde do município, Dulce Pimenta, informou ao BHAZ que o óbito ocorreu na quarta-feira (1°). “Ele não tinha nenhuma comorbidade e foi hospitalizado no dia 27”, informou Dulce.

Ela detalhou que Cláudio havia voltado de uma viagem que fez para São Paulo, no dia 16 de março. A partir daí, ele passou a ser monitorado por uma médica da família. Ele estava, inclusive, em isolamento domiciliar.

Cláudio não tinha nenhuma comorbidade (Arquivo Pessoal/Divulgação)

No entanto, os sintomas do idoso começaram a piorar e ele chegou a ter problemas para respirar. No dia 27, então, a médica chamou o Samu e Cláudio foi levado para o hospital Aroldo Tourinho. Dulce informou ainda que há 11 pessoas internadas com a suspeita da doença no município; 589 casos suspeitos são investigados.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Aline Diniz[email protected]

Editora do BHAZ desde janeiro de 2020. Jornalista diplomada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) há 10 anos e com experiência focada principalmente na editoria de Cidades, incluindo atuação nas coberturas das tragédias da Vale em Brumadinho e Mariana. Já teve passagens por assessorias de imprensa, rádio e portais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!