Minas Gerais vai dobrar número de doenças rastreadas no teste do pezinho

teste do pezinho
Atualmente, o exame feito em quase todo o país detecta seis doenças (FOTO ILUSTRATIVA: Nupad/Faculdade de Medicina da UFMG/Divulgação)

O Governo de Minas anunciou que vai dobrar o número de doenças diagnosticadas no chamado teste do pezinho. A partir do dia 25 de janeiro de 2022, a triagem neonatal vai detectar mais seis doenças, além das seis já rastreadas pelo exame. A novidade foi anunciada nessa terça-feira (28) pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais).

Com a mudança, Minas Gerais passa a ser o segundo estado do país a ampliar a lista de doenças detectadas no teste do pezinho. Até então, apenas São Paulo e o Distrito Federal haviam realizado a ampliação da testagem.

A partir do próximo ano, a análise laboratorial fará a triagem para a toxoplasmose congênita e cinco distúrbios da betaoxidação dos ácidos graxos. São eles:

  • Deficiência de acil-CoA de cadeia média
  • Deficiência de acil-CoA de cadeia muito longa
  • Deficiência de 3-OH-acilCoA de cadeia longa
  • Deficiência da proteína trifuncional
  • Deficiência primária de carnitina

“É um grande legado que deixaremos para o SUS (Sistema Único de Saúde) no estado e certamente um exemplo para o Brasil, tanto ao Ministério da Saúde quanto aos demais estados, que se espelharão em Minas”, defendeu o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

Investimento no teste do pezinho

Para a atualização, o Governo de Minas vai investir cerca de R$ 13 milhões em 2022, em um trabalho conjunto com o Nupad (Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico) da Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

A ampliação ocorrerá de forma gradativa, em cinco fases. Ao final do processo, o número de doenças detectáveis passará das seis atuais para 33. Atualmente, o exame feito pelo SUS identifica se o recém-nascido é portador das seguintes doenças, conforme previsto pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal:

  • Hipotireoidismo congênito
  • Fenilcetonúria
  • Doença falciforme
  • Fibrose cística
  • Deficiência de biotinidase
  • Hiperplasia adrenal congênita

O PTN-MG está implantado nos 853 municípios do estado e oferece a triagem neonatal pelo SUS a toda a população. São 3.744 postos de coleta, sendo 3.658 Unidades Básicas de Saúde e 86 maternidades cadastradas.

Reforço no acompanhamento

O secretário de Saúde também ressaltou a necessidade de os serviços públicos de saúde realizarem o acompanhamento dos casos diagnosticados na Rede de Atenção. A ampliação demandará esforço de investimento, por parte das políticas públicas, para desenvolvimento de uma rede capacitada para atendimento às doenças raras.

“Já existem hospitais no estado que fazem isso, mas a expectativa é a de que possamos ampliar o número de serviços habilitados. São distúrbios raros do ponto de vista epidemiológico, mas quando ocorre na sua casa, na sua família, deixa de ser raro. Teremos a oportunidade de expor para a sociedade e provar que temos meios para ajudar na recuperação, com tratamentos e até mesmo a cura”, reforçou o diretor do Nupad, José Nélio Januário.

Com Agência Minas

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!