Minas investiga cinco casos suspeitos de hepatite misteriosa, diz Secretaria de Saúde

Hepatite misteriosa preocupa diversos países pelo globo
Hepatite misteriosa preocupa diversos países pelo globo (Arquivo/Agência Brasil)

O estado de Minas Gerais investiga cinco casos suspeitos de hepatite aguda de etiologia desconhecida, de acordo com informações da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais). Os casos foram notificados até ontem (16) ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-Minas). Inicialmente, eram oito casos suspeitos, mas três já foram descartados.

Os casos que estão em investigação foram notificados em Belo Horizonte (2), Juiz de Fora (2) e Montes Claros (1). Os casos descartados foram notificados em Montes Claros (2) e Divinópolis (1).

Ainda de acordo com a SES-MG, “os casos dos municípios de Juiz de Fora, Belo Horizonte e Montes Claros estão em investigação e acompanhamento, e foram notificados ao Ministério da Saúde. Os principais sintomas relatados foram dor abdominal e vômitos, acompanhados de alterações de enzimas hepáticas”.

O que é e quais os sintomas?

Hepatite é um termo genérico usado para se referir a um processo inflamatório que ocorre no fígado. A inflamação pode ser secundária a diversos fatores, dentre eles as infecções virais. Todas as causas conhecidas da doença já foram descartadas. Os casos da doença já estão sobre observação da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Os sintomas da doença são mais específicos em segundo momento. A hepatite aguda inicia-se habitualmente com diarreia, vômito e dor abdominal, associados ou não a sintomas como prostração, dores no corpo e mal-estar. Em um segundo momento, a icterícia, caracterizada pela coloração amarelada dos olhos, da pele e das mucosas, se instala, devendo ser utilizado por pais e cuidadores como um sinal de alarme para procura por atendimento.

Casos na Europa

Os casos misteriosos de hepatite em crianças começaram a preocupar autoridades de diversos países espalhados pelo globo. A maioria dos registros da enfermidade estão na Europa e envolvem bebês, crianças e adolescentes entre 1 mês e 16 anos. Segundo a OMS, uma morte foi confirmada.

Os casos começaram a aparecer no dia 15 de abril no Reino Unido e, após a notificação da doença pela OMS, outros 11 países relataram sintomas parecidos.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!