Minas ganha primeiro supermercado a aceitar pagamentos com reconhecimento facial

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Interface que conecta o rosto de cada cliente ao seu cartão de crédito (Payface/Divulgação)

Uma rede de supermercados de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, é a primeira do estado a adotar uma tecnologia de pagamento por reconhecimento facial. A rede D’Ville instalou, em uma das suas lojas, uma interface que conecta o rosto de cada cliente ao seu cartão de crédito, diminuindo filas e evitando contato físico.

A tecnologia é fruto da união da Rede, empresa de meios de pagamento do Itaú, com solução da startup Payface. Sem precisar mostrar o cartão, o consumidor agora vai poder optar por pagar suas compras usando apenas o rosto.

A interface está instalada em todos os caixas da unidade do supermercado localizada no bairro Santa Mônica.

“Com essa nova parceria com o D’Ville, Minas Gerais toma o primeiro passo para se tornar um dos protagonistas na transformação digital do varejo”, pontua Eládio Isoppo, cofundador e CEO da Payface.

Como funciona?

A ferramenta está integrada ao aplicativo do Clube D’Ville, programa de fidelidade da rede de supermercados, e permite compras por cartões de crédito.

Para começar a pagar por reconhecimento facial, o usuário baixa o aplicativo do Clube D’Ville no celular e cadastra o rosto. Depois de fazer as compras, ele se posiciona em frente a um dispositivo móvel instalado junto ao caixa e faz a identificação com o rosto, sem precisar usar o celular.

Com o reconhecimento facial validado pelo sistema, o atendente do supermercado, do outro lado, confirma o valor e finaliza a compra com a autorização do cliente. Todo o processamento é feito sem nenhum toque no dispositivo ou uso de cartão.

Tutorial
Consumidor deve cadastrar o rosto no aplicativo do supermercado (Payface/Divulgação)

O processamento e a autenticação do pagamento são feitos pela Rede, que já era responsável pelo credenciamento das transações no grupo D’Ville. Segundo Angelo Russomanno, diretor da Rede, a prioridade é facilitar o uso de tecnologias que permitam agilizar as transações realizadas nos estabelecimentos credenciados à empresa.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

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