Minas tem mais de 600 cidades sob alerta de perigo por causa de chuvas

Chuva em Minas
Alerta de maior severidade vale para 214 cidades mineiras (FOTO ILUSTRATIVA: Demetrio Aguiar/Cemig)

Chuvas intensas com potencial de representar perigo podem atingir mais de 600 cidades de Minas Gerais entre este domingo (17) e a tarde de segunda-feira (18). Dois alertas foram emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que também divulga orientações de segurança para as possíveis tempestades.

O alerta de maior severidade vale para 214 cidades das regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central, Vale do Rio Doce, metropolitana de Belo Horizonte, Oeste, Norte, Noroeste e Jequitinhonha. Confira todas os municípios afetados aqui.

Nesses casos, o Inmet sinaliza para possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos, de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Perigo potencial

O outro alerta emitido pelo Inmet é de possibilidade de chuva com perigo potencial, valendo para 631 cidades de Minas (saiba quais aqui). A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos, de 40 a 60 km/h.

Ainda segundo o órgão, no caso desse grau de severidade, é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta vale para as seguintes regiões do estado: Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes, metropolitana de Belo Horizonte, Jequitinhonha, Central, Noroeste Vale do Mucuri e Norte.

Orientações

O Inmet lista recomendações em caso de rajadas de vento:

  • Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Para as cidades que podem ser afetadas pelas tempestades mais fortes, o órgão orienta que, se possível, o morador aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!