Minas já tem duas vezes mais desabrigados do que no último período chuvoso

Período chuvoso
3.185 pessoas tiveram que deixar suas casas e ir para abrigos públicos (Gil Leonardi/Imprensa MG)

Ainda faltam quase três meses para o fim do período chuvoso em Minas Gerais, mas o número de pessoas desabrigadas já é mais de duas vezes superior ao total registrado em toda a estação chuvosa anterior, entre 2020 e 2021.

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do estado, de 1º de outubro de 2021 até hoje (7), 3.185 pessoas tiveram que deixar suas casas e ir para abrigos públicos. Os períodos chuvosos em Minas vão do dia 1° de outubro até o dia 31 de março.

Parte dessas pessoas pode já ter retornado a suas residências, mas, ainda assim, o número revela a gravidade da atual situação: em todo o período chuvoso anterior, foram registradas 1.608 pessoas desabrigadas.

Emergência e desalojamento

Além disso, as chuvas recentes e suas consequências, como inundações, alagamentos e deslizamentos, já desalojaram a 13.350 pessoas. Esses moradores tiveram que se abrigar, temporariamente, nas casas de parentes, amigos, vizinhos ou em hospedagens particulares.

Entre o início de novembro de 2020 e março de 2021, este número chegou a 14.598.

Outra consequência da soma de fatores meteorológicos que tem potencializado as precipitações – e que pode ajudar a explicar o aumento dos números – é que, na atual temporada, as chuvas começaram a se intensificar em outubro de 2021.

Em 2020, como de costume, isto só ocorreu a partir de novembro. Além disso, regiões mineiras onde não é comum chover tanto também estão sendo atingidas por tempestades.

Chuva segue fazendo estragos

Seis pessoas já perderam a vida nos últimos três meses, e o solo encharcado e a continuidade das chuvas em muitos locais seguem causando estragos e transtornos em todo o estado.

Na manhã desta sexta-feira, parte de uma casa desabou no bairro Vila Leonina, em Belo Horizonte. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas e, provavelmente, o acidente tem relação direta com o volume de chuvas.

Ainda na capital mineira, o telhado de um estacionamento desabou sobre os carros parados em um bairro Santa Efigênia na tarde dessa quinta-feira (6). Um homem descansava no interior de um dos veículos atingidos, mas não foi sofreu ferimentos graves.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria vinda do litoral causará mais chuvas intermitentes em praticamente todo o estado, durante o fim de semana.

Por isso, a Defesa Civil recomenda que as pessoas fiquem atentas a sinais como trinca ou rachaduras em paredes, pisos ou no solo; terrenos vertendo água; inclinação atípica e postes ou árvores; portas e janelas que tenham emperrado repentinamente.

Caso sejam surpreendidos pelas chuvas, as pessoas devem evitar áreas de inundação e procurar se proteger em local seguro, evitando se abrigar sob árvores ou próximo a estruturas metálicas.

Com Agência Brasil

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!