Mineiros são os melhores anfitriões do Brasil, diz pesquisa

mineiros melhores anfitriões
Uma pesquisa da plataforma Preply só veio para confirmar o que todos já sabiam: os mineiros são os melhores anfitriões do Brasil (FOTO ILUSTRATIVA: Banco de imagens/Pixabay)

Que os mineiros adoram receber visita com um café passado na hora acompanhado de pão de queijo fresquinho não é nenhuma novidade. Uma pesquisa da plataforma de idiomas Preply só veio para confirmar o que todos já sabiam: os moradores de Minas Gerais são os melhores anfitriões do Brasil.

Segundo o estudo, a população mineira está no topo do ranking dos melhores anfitriões nacionais para 22% dos entrevistados. O segundo lugar é ocupado pelos baianos e, no terceiro, estão os paulistas. A Preply ouviu mil pessoas em todo o Brasil para traçar o estereótipo de cada região do país.

Os entrevistados tiveram que indicar quais estados correspondiam a uma lista de adjetivos selecionados pela plataforma, como “festeiros” e “reservados”. Além de serem exímios anfitriões, na opinião da maioria dos que foram ouvidos, os mineiros ainda aparecem em quarto lugar na lista dos mais “paqueradores” e “comunicativos”.

Para aqueles que a receptividade aos moradores de Minas Gerais, há quem justifique o rótulo na modéstia e simplicidade dos mineiros ou, ainda, na tradição de oferecer comida aos visitantes como forma de carinho. Confira abaixo o ranking com os estados mais hospitaleiros do Brasil:

(Preply/Divulgação)

Mineiros têm o sotaque mais charmoso

No ano passado, um estudo da Preply que ouviu cerca de 700 pessoas pelo país elegeu o sotaque mineiro como o mais charmoso e cativante do Brasil.

A ideia da pesquisa era entender melhor como diferentes pronúncias regionais são percebidas pelas pessoas, elegendo, das mais amigáveis às inconfundíveis, suas maneiras regionais de conversar favoritas. O que não foi surpresa para ninguém que que Minas Gerais apareceu no topo de quase todos os tópicos.

Para os entrevistados, o jeito de falar dos mineiros é o mais charmoso e cativante de todo o país. Além disso. Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais são os estados nacionais com os sotaques mais marcantes. Se pudessem escolher ter outro sotaque, a maioria dos brasileiros gostaria de falar como os fluminenses ou como os mineiros.

A pesquisa ouviu cerca de 700 pessoas residentes em todas as regiões do país, de 19 a 25 de maio de 2023. Para determinar os sotaques favoritos dos respondentes em cada categoria, os entrevistados responderam a cinco questões associando adjetivos às formas de falar em cada um dos estados.

Edição: Lucas Negrisoli
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!